Image1\ Image2\ Image3\

Práticas disciplinares e saberes escolares em Campina Grande - Paraíba (1900-1940)

Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail

A pesquisa que faz parte do planejamento anual do PET História UFCG desde 2012 tem como interesse pesquisar sobre a construção do corpo educado e disciplinado de crianças e jovens na cidade de Campina Grande - Paraíba no período de 1900 a 1940, através da análise dos discursos cívicos, patrióticos, militaristas e pedagógicos divulgados na época.
O percurso da pesquisa foi traçado obedecendo à seguinte cartografia: 1) mapeamento bibliográfico referente a temática; 2) Catalogação da documentação existente nos arquivos; 3) Análise das fontes à luz das leituras teóricas escolhidas; 4) Redação de textos nos quais serão contemplados os discursos que ganharam visibilidade nas fontes pesquisadas.
Como resultado desta pesquisa os petianos já apresentaram, em 2012, trabalhos em eventos importantes para a área de História, como: III COBESC na UFCG, IV Encontro de História na UFAL, VIII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e III Encontro Internacional de Ensino de História na UNICAMP, II Colóquio Nacional História Cultural e Sensibilidades, na UFRN-Caicó. Para o ano de 2013 a pesquisa já rendeu mais dois trabalhos aceitos em dois eventos a serem realizados na UFCG no primeiro semestre.
Em seu percurso de mais de um ano a pesquisa contou com a colaboração da petiana Paula Sonály de Lima, e conta hoje com parceria do Professor Pós-Dr. Iranilsom Buriti de Oliveira (UFCG) e de seu grupo de pesquisa, assim como também da bolsista PIBIC Leonora Cavalcante. Durante o mês de maio os petianos Elson Brasil, Alexandro dos Santos, Ronyone Jerônimo e Regina Nascimento (tutora) estarão dedicando especial atenção a pesquisa catalogando a documentação digitalizada em pesquisa de campo feita desde 2012. Nas próximas semanas os petianos irão retornar a capital João Pessoa para visitas a arquivos e digitalização de mais documentos.

FOTOGRAFIAS

Pesquisa no Espaço Cultural em João Pessoa, no dia 08 de março de 2013,
parceria com Iranilson Buriti.

Pesquisa na fundação casa de José Américo em 12-09-2012
Pesquisa na Fundação Casa de José Américo em 12 de setembro de 2012.

pesquisa no espaço cultural em jp em 08-03-2013 parceria com Iranilsom
Pesquisa no Espaço Cultural em João Pessoa, no dia 08 de março de 2013,
em parceria com Iranilson Buriti.

Após pesquisa petianos visitam a exposição Natureza Extremado artista ambientalista Frans Krajcberg na estação cabo branco
Após pesquisa petianos visitam a exposição Natureza Extrema do artista e
ambientalista Frans Krajcberg, na estação Cabo Branco, em João Pessoa.

Pesquisa no espaço cultural em JP em 31-08-2012
Pesquisa no Espaço Cultural em João Pessoa em 31 de agosto de 2012.

Equipe responsável:
Regina Coelli Gomes do Nascimento
Alexandro dos Santos,
Elson Pereira da Silva Brasil
Ronyone Jerônimo
Paula Sonály de Lima
Colaboração:
Prof. Dr. Iranilson Buriti de Oliveira (UFCG)