STI - NOTA SOBRE INSCRIÇÕES ON LINE DO VESTIBULAR 2011

Universidade Federal de Campina Grande ? UFCG

Serviço de Tecnologia da Informação ? STI/SEPLAN

NOTA SOBRE INSCRIÇÕES ON LINE DO VESTIBULAR 2011

Campina Grande, 28 de Setembro de 2010.

Senhores usuários e comunidade da UFCG,

O Serviço de Tecnologia da Informação ? STI, no uso de suas atribuições, vem esclarecer em nota sobre as inscrições on line do Vestibular 2011 ocorridas no período de 06 de Setembro de 2010 a 28 de Setembro de 2010, que:

·         Não houve qualquer problema técnico ou operacional no decorrer de todo processo, e que o congestionamento do serviço registrado ontem 27 de Setembro de 2010 em alguns horários foi única e exclusivamente resultado de um grande número de inscrições deixadas para última hora e dia, mesmo com todos os avisos repassados aos candidatos(a) alertando para o fato de que essa situação poderia acontecer.

·         O número de inscrições do Vestibular 2011 desta conceituada instituição superou todas as expectativas, chegando a mais de 100.000 acessos e 50.000 inscrições, sendo um pico (médio) de 5.000 inscrições (quando a média diária estava em 2.000) simultâneas apenas neste último dia (27 de Setembro de 2010). Diante deste cenário, e apesar de toda preparação técnica, foi inevitável o congestionamento do serviço em alguns momentos.

·         É importante lembrar que todo processo de inscrições on line fluiu normalmente, e que nenhuma situação de congestionamento ou outras situações desta natureza foram observadas.

·         Existe um texto de alerta na aplicação de inscrições on line, observando que o candidato(a) nunca deixe para realizar a inscrição no último dia, já prevendo situações de ordem técnica ou operacional do processo de inscrições, como congestionamentos, Internet, falhas na rede elétrica, etc.

·         Estamos sempre buscando excelência em nossos serviços, realizando aquisição de equipamentos e melhorando nossa infraestrutura, no entanto, o maior entrave neste contexto ainda é a cultura generalizada de usuários em deixar tudo sempre para a última hora. Fato relevante sempre levado a público por outros órgãos federais diretos ou indiretos quando explicam similar problema de congestionamentos, como a Receita Federal, Previdência Social, etc.

Agradeço a compreensão de todos.

Atenciosamente.

Oscar William Simões Costa