Projeto da UFCG documenta a história científica de Campina Grande

Meta é transformar o projeto em Centro de Documentação e Memória

Que Campina Grande se destaca como pólo de desenvolvimento científico e tecnológico mundial, todos já sabem. Mas, de onde veio essa vocação? Como esta história toda começou? Para responder estas e outras perguntas é que vem sendo realizado, desde 2004, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) o projeto intitulado Organização e Preservação da Memória da Ciência e Tecnologia em Campina Grande.

Desenvolvido por professores e alunos da Unidade Acadêmica de História e Geografia (contando, ainda, com a ajuda de colaboradores e pesquisadores atuantes na área), o trabalho, mais conhecido como Projeto Memória, tem por objetivo organizar e preservar os mais diversos acervos documentais relacionados à história da ciência e tecnologia na cidade.

“Entre as atividades desenvolvidas, ao longo desses seis anos de existência, podemos destacar a pesquisa sobre a história e memória da Escola Politécnica da Paraíba, criada em 1952 e originada do antigo Campus II da UFPB (atualmente UFCG); a pesquisa sobre a história da Faculdade de Ciências Econômicas (FACE), que deu origem ao CH da instituição; produção de eventos acadêmicos; além de produções audiovisuais, entre elas a intitulada “Memórias do bairro das Malvinas”, que conta um pouco da história do bairro mais populoso da cidade”, explica a coordenadora e diretora do Centro de Humanidades (CH), professora Rosilene Dias..

Segundo um dos participantes do projeto, o estudante Fábio Ronaldo, também está em fase de finalização um vídeo sobre a história das primeiras mulheres que fizeram curso de Engenharia na Escola Politécnica da Paraíba. Para ele, o projeto é de grande importância, pois visa resgatar fragmentos importantes da história do município de Campina Grande, da universidade e do segmento de ciência e tecnologia, cujo rápido e amplo desenvolvimento tem destacado o município e a UFCG em nível mundial.

De acordo com a professora Rosilene, atualmente o Projeto Memória está finalizando um livro, com vários depoimentos de ex-professores e ex-diretores da Escola Politécnica de Campina Grande. “Além disso, um aluno do programa de pós-graduação em História está desenvolvendo uma dissertação sobre a Escola e os benefícios que a mesma trouxe para a cidade e a região Nordeste naquele período”, informou, adiantando ainda que a meta é transformar o projeto em Centro de Documentação e Memória e atuar na constituição de acervos da história e memória da cidade de Campina Grande, em particular, e da região, em geral.

(Aluska Araújo - Ascom/UFCG)

Data: 22/03/2010