topo_cabecalho
Inaugurado campus da UFCG em Sumé

A solenidade foi prestigiada por representantes da sociedade civil organizada e da comunidade acadêmica

 

A Universidade Federal de Campina Grande entregou na tarde da última sexta-feira (19) o Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido – Campus de Sumé. A solenidade conduzida pelo reitor Thompson Fernandes Mariz e teve como convidado o governador José Targino Maranhão, além de lideranças da região.

 

Também integraram a mesa de honra da solenidade, o diretor do CDSA, professor Márcio Caniello, o prefeito de Sumé, Francisco Duarte da Silva Neto, o vice-prefeito, Éden Duarte, o deputado federal Luiz Couto, o deputado estadual, Carlos Batinga, o diretor da 5ª Região de Ensino, Romualdo Mayer, o professor José Cesário de Almeida, diretor do CFP-UFCG/Campus de Cajazeiras e o padre de Sumé, Haroldo de Andrade.

 

Ainda pela manhã, o reitor Thompson Mariz, o diretor Márcio Caniello e o professor Gilmar Trindade – representante da Secretaria de Recursos Humanos, deram posse aos novos professores do Centro.

 

Todos os discursos tiveram tom de agradecimento e satisfação pela conquista do novo campus para a região do Cariri paraibano e especialmente para a cidade de Sumé.

 

O primeiro a discursar foi o prefeito de Sumé, Francisco Duarte da Silva Neto, que enfatizou a criação do projeto Universidade Camponesa como ponto de partida para a instalação de um campus da UFCG na região do Cariri paraibano. Ele agradeceu o trabalho desenvolvido pelo reitor Thompson Mariz e pelo diretor do CDSA, Márcio Caniello que resultou na criação do Campus de Sumé.

 

Também ressaltou a importância da participação do governador do Estado, José Targino Maranhão no processo implementação que, quando então senador e presidente da Comissão de Orçamento da União, destinou cerca de 17 milhões de reais para a implantação do Campus. “Estamos agradecidos a estas autoridades por este sonho que não era só meu, mas de todos os sumeenses e de todos os caririzeiros. Fico grato a Deus por me dar a oportunidade de dizer com muito orgulho: Sumé tem uma Universidade Federal”.

 

Já o diretor do CDSA, Márcio Caniello, agradeceu a confiança recebida do reitor Thompson Mariz para coordenar a execução e elaboração do Plano de Expansão da UFCG resultando, além do Campus de Sumé, na criação dos campi de Cuité e de Pombal e que deverá propiciar a implantação dos campi de Itabaiana e de Itaporanga. Também agradeceu o empenho de todos os servidores envolvidos no processo instalação do Campus de Sumé e enfatizou a importância do presidente Luís Inácio Lula da Silva, que através da implementação de uma política de educação ousada criou mais de 10 novas Universidades e 100 novos campi. Finalizou prestando uma homenagem aos estudantes: “Tudo isto que está sendo feito é para eles. Nós somos o condão desse processo, mas o objetivo é oferecer a essa juventude uma esperança de futuro”. Citando Violeta Parra, concluiu: “sou professor porque me gustan los estudiantes”.

 

O reitor Thompson Mariz em sua explanação enfatizou o apoio recebido de toda a classe política paraibana que defendeu o Plano de Expansão da UFCG e destacou a participação expressiva do governador José Maranhão que quando estava senador colocou 120 milhões de reais no Plano Plurianual do Governo Federal, o que vai permitir a instalação dos campi que ainda estão faltando para completar o Plano de Expansão da Universidade – Itaporanga e Itabaiana.

 

Thompson apresentou na ocasião a proposta de execução de quatro metas que visam ampliar a oferta da educação superior a várias microrregiões do Estado da Paraíba que são: criar os novos campi – Itabaiana e Itaporanga; consolidar os cursos de graduação que foram criados a exemplo de Medicina e Enfermagem no Campus de Cajazeiras, Engenharia de Produção no Campus de Campina Grande, Ciências Biológicas no Campus de Patos, Ciências Contábeis no Campus de Sousa e Nutrição no Campus de Cuité; criar nos campi existentes mais 250 vagas e ainda os cursos de Educação Física e Fisioterapia no Campus de Cajazeiras, e, Direito, Cinema e Fisioterapia no Campus de Campina Grande.

 

A quarta meta será implantar polos nas cidades mais prósperas e próximas a campi da UFCG com o oferecimento de pelo menos dois cursos de graduação, ficando assim configurado: Campus de Patos – cidades de Teixeira e Santa Luzia; Campus de Pombal – Catolé do Rocha, São Bento e Coremas; Campus de Sousa – Uiraúna; Campus de Cajazeiras – São João do Rio do Peixe, São José de Piranhas e Triunfo; Campus de Sumé – Monteiro, Serra Branca, Taperoá e Boqueirão; Campus de Cuité – Esperança e Picui; Campus de Itaporanga – Piancó, Conceição e Princesa Isabel; e Campus de Itabaiana tendo como polos as cidades de Pedras de Fogo e Juripiranga.

 

Finalizando a solenidade, o governador José Maranhão destacou a capacidade do reitor da UFCG, Thompson Mariz, em ousar nos investimentos para a expansão do ensino superior na Paraíba. “Tudo que a humanidade construiu até hoje resultou nesse impulso originário de ousar, de enfrentar os desafios. Passa pelos descobrimentos, inclusive, do Brasil, pela exploração espacial, que apenas começou, mas que já legou as gerações presentes e às futuras um cabedal de conhecimento”, analisou.

 

Maranhão lembrou que apesar dos avanços em se levar o ensino superior a todas as regiões do Estado, não há espaços para acomodação. “O esforço não foi em vão, foi coroado de êxito e vai servir de exemplo para que outras regiões do Estado empreendam uma luta em busca de uma educação superior”, destacou o governador para uma platéia composta por professores, alunos, pais e prefeitos da região.

 

Disse ainda que o Brasil precisa se inserir no mundo competitivo da educação e destacou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem apontado os caminhos. “O que estamos vendo aqui hoje é fruto da reivindicação do povo de Sumé, mas essas coisas não aconteceriam se nós não tivéssemos um governo federal que optou pelo caminho da interiorização da universidade”, finalizou.

 

O campus de Sumé, criado no âmbito do Plano de Expansão Institucional da UFCG, tem como objetivo democratizar o acesso à Universidade e especialmente ampliar o contingente de jovens na faixa etária de 18 a 24 anos no ensino superior.

 

O CDSA oferece os cursos de Licenciatura em Educação do Campo, Licenciatura em Ciências Sociais, Engenharia de Biossistemas, Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos, Engenharia de Produção, Superior de Tecnologia em Agroecologia e Superior de Tecnologia em Gestão Pública.

 

(Rosenato Barreto - CDSA/UFCG)


Data: 23/03/2010