topo_cabecalho
MISA prorroga inscrições do concurso de redações e artigos científicos

Novo prazo é o dia 30 de abril. A entrega de trabalhos vai até 31 de maio.

 

Atendendo solicitação das escolas da rede estadual de ensino, que se encontram em greve de professores, o Museu Interativo do Semiárido (MISA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) decidiu prorrogar até o dia 30 de abril o prazo para as inscrições do Concurso de Redação e Artigos Científicos Prêmio Expedição do Semiárido.

 

O concurso é aberto a alunos do Ensino Médio e Técnico Profissionalizante e para alunos de graduação e pós-graduação de universidades públicas e privadas do Estado da Paraíba. As inscrições estavam previstas para encerrar no dia 31 de março. Com isso, o período de entrega dos trabalhos, previsto para o dia 30 de abril, passa para o dia 31 de maio.

 

A expedição é uma realização do Peasa/Misa/UFCG e Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, com o apoio de várias instituições a exemplo do Instituto Nacional do Semiárido, Escola Virgem de Lourdes, Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba, BNB, entre outras.

 

Serão premiados com uma viagem por 14 cidades do Semiárido paraibano 10 alunos do Ensino Médio e seus professores orientadores e 10 alunos de graduação e pós-graduação. Os alunos que tiverem as melhores redações e artigos científicos selecionados saberão do resultado no mês de junho.

 

A Expedição do Semiárido com os 30 premiados ocorrerá no período de 05 a 09 de julho de 2010. A expedição será formada por uma equipe inter e multidisciplinar composta por pesquisadores, técnicos, estudantes, professores e moradores das comunidades locais, conhecedores da realidade do Semiárido, com o objetivo de aprofundar o conhecimento das realidades ambiental, sociológica, antropológica, econômica e cultural da região.

 

A viagem tem como objetivo estimular a produção científica e a reflexão acerca da região semiárida, e de promover a participação de jovens talentos numa viagem pelas belezas e caminhos históricos da Caatinga paraibana. A expedição sairá de Campina Grande e passa por Boqueirão, Cabaceiras, São João do Cariri, Serra Branca, Taperoá, Maturéia, Teixeira, Patos, Sousa, Cajazeiras, São João do Rio do Peixe, Araruna, Borborema e retorna para Campina Grande.

 

A expectativa é de que as mudanças que tenham acontecido no âmbito do Semiárido sejam melhor avaliadas pelo grupo da expedição e que isso venha a subsidiar futuras propostas para o desenvolvimento sustentável da região. Além dos relatos sobre a biodiversidade encontrada, outros relacionados aos atrativos paisagísticos, históricos e ambientais poderão servir de embasamento para novos roteiros, como por exemplo, o do cangaço, traduzido pelas presenças de Antônio Silvino, Jesuíno Brilhante, Chico Pereira e Lampião, ou mesmo, roteiros ligados a paleontologia (Vale dos Dinossauros) e arqueologia (pinturas e gravuras rupestres, cemitérios indígenas) no sentido de uma maior valorização cultural e histórica do Semiárido.

 

A expedição visitará unidades de conservação, como o Lajedo de Pai Mateus, Saca de Lã – área de proteção ambiental, partes dos municípios de Cabaceiras, São João do Cariri e de Taperoá que são cadastrados e tombados como patrimônio histórico pelo IPHAEP – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba, o Parque Estadual do Pico do Jabre e o Monumento Natural do Vale dos Dinossauros, entre outros. O regulamento da expedição está disponível nos portais www.peasa.ufcg.edu.br e www.museusemiarido.org.br. Informações pelo telefone (83) 3310 1591.

 

(Helda Suene - Asscom Peasa/Misa/UFCG)


Data: 29/03/2010