Eutanásia é tema de debate na UFCG

Encontro realizado no CCBS será aberto à comunidade em geral.

Um vídeo debate sobre a Eutanásia será realizado no próximo dia 9 de abril na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O evento acontecerá a partir das 15h no auditório do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), em Bodocongó.

Na ocasião, será exibido o filme Mar Adentro, produção espanhola que conta a história de um homem que luta para ter o direito de pôr fim à sua própria vida. A narrativa gira em torno de um jovem que ficou tetraplégico após ter sofrido um acidente. Preso em uma cama por 28 anos e ainda assim lúcido, ele luta na justiça pelo direito de decidir pela sua vida. Sua luta repercute na sociedade e causa polêmica com a igreja e entre seus próprios familiares.

Após a exibição do filme será realizado um debate. O encontro é uma realização da Associação Brasileira de psicologia Social (Abrapso), núcleo Paraíba. E está aberto a qualquer pessoa que queria discutir o tema da Eutanásia. “Nossa proposta é discutir com a sociedade temas polêmicos e possibilitar que o cidadão tenha um posicionamento ético e crítico diante dessas temáticas”, afirma Juliana Sampaio, coordenadora da Abraso/PB.

Abrapso

A Abrapso é uma sociedade sem fins lucrativos, fundada em 1980 no Rio de Janeiro. A entidade desenvolve encontros que reúne estudantes de graduação e de pós-graduação, profissionais, docentes e pesquisadores. Nos eventos, nacionais e regionais, a associação têm atraído um número cada vez maior de estudiosos da Psicologia e possibilitam visualizar os problemas sociais que a realidade brasileira tem apresentado à Psicologia Social. A revista Psicologia & Sociedade é o veículo de divulgação científica da entidade.

Na Paraíba, a Abrapso retomou as atividades desde o segundo semestre do ano passado realizando palestras e encontros sobre temas da atualidade.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 30/03/2010