Professores de alto nível recebem incentivo para atuarem em Ifes novas

A partir de abril, instituições federais de nível superior (Ifes) interessadas em receber professores-doutores de alto nível em seu quadro docente poderão encaminhar à Capes, a qualquer tempo, propostas para o Programa Professor Visitante Nacional Sênior (PVNS). Para concorrer, as Ifes devem ter sido criadas a partir do ano 2000 ou participar do Reuni com campi fora de sede.

O objetivo é expandir científica e academicamente essas novas Ifes e apoiar o fortalecimento de grupos de pesquisa voltados para o desenvolvimento regional. Para isso, o PVNS concederá às universidades bolsas de R$ 8.905,42 mensais, pagas diretamente aos professores-visitantes por um período de dois anos, prorrogável por mais dois, e passagens áreas, de ida e volta, entre o local onde ele resida e o da instituição.

Para participar, o professor-visitante deve ser doutor há pelo menos dez anos, estar aposentado ou oficialmente licenciado, ser pesquisador nível 1 do CNPq ou equivalente, ter sido docente e pesquisador de reconhecida competência em sua área e ter produção científica relevante, notadamente nos últimos dez anos, entre outros compromissos. É preciso também que seja comprovada a necessidade da atuação do professor para o aprimoramento dos programas e projetos da Ifes, considerando a inserção socioeconômica e cultural da instituição.

As propostas devem conter plano de trabalho e exposição de motivos, conforme instruções contidas no Edital 14/2010, e ser envidas para o email pvns@capes.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e para o seguinte endereço:

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Coordenação de Programas de Qualificação de Quadros Docentes (CQD)
SBN, Quadra 2, Lote 6, Bloco L, 10° andar
70.040-020 – Brasília – DF