UFCG oferece curso gratuito de leitura e escrita para alunos da rede pública

Atividade é destinada aos alunos do Ensino Fundamental. Inscrições começam no próximo dia 8

As crianças que não solidificam o seu processo de alfabetização podem tornar-se frustradas diante da educação formal, prejudicando todo seu processo evolutivo de aprendizagem e acarretando, muitas vezes, em graves conseqüências, como baixo rendimento escolar, baixa auto estima, comportamento anti-social, desinteresse pelos estudos e evasão escolar.

Foi pensando nisso que a Unidade Acadêmica de Letras (UAL) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) decidiu promover, de forma gratuita, um curso de Leitura, Produção de Textos e Análise Linguística. A atividade é destinada aos alunos de escolas públicas do Ensino Fundamental (9º ano) e será ministrada pelos alunos da disciplina Prática de Ensino, do Curso de Letras, sob a orientação da professora Ana Paula Sarmento.

As inscrições ocorrerão de 8 a 12 de abril, no Laboratório 1 de Línguas Estrangeiras, das 8h às 10h (às segundas-feiras) e das 8h às 12h (terças e quintas-feiras).

Para efetuar a inscrição, os pais ou responsáveis pelo aluno precisam apresentar certidão de nascimento e uma declaração da escola comprovando que o mesmo é oriundo da rede pública de ensino.

Segundo Ana Paula, o início das aulas está previsto para o dia 13 de abril e o seu término para 1º de junho. “Essa é uma forma da universidade ultrapassar seus muros e transformar o conhecimento acadêmico em prestação de serviço a comunidade”, afirmou.

Ela lembrou ainda que, apesar de ser destinado aos estudantes do Ensino Fundamental, o curso também oferecerá aos alunos participantes da rede pública uma boa base de preparação para as provas dos concursos vestibulares. Mais informações poderão ser obtidas através do telefone: 8894.2984.

(Aluska Araújo - Ascom/UFCG)

Data: 05/04/2010