Projeto de professora da UFCG leva espetáculo teatral ao bairro do Pedregal

A peça aborda as dificuldades enfrentadas pelos moradores do local. Entrada é gratuita.

Moradores do bairro do Pedregal, em Campina Grande, receberão neste domingo, 11, o espetáculo Fronteiras: O dia em que o boi enfrentou o papangu. A apresentação será realizada na SAB do bairro, às 18h, e é resultado de um curso de formação teatral ministrado pela professora Eliane Lisbôa do Departamento de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

O espetáculo, inspirado em um fato ocorrido no bairro do Pedregal, aborda o dia a dia de um bairro periférico e as difíceis condições em que vivem os seus moradores, que resolvem ocupar um terreno abandonado na busca de melhores condições de vida. “A peça mostra a vida do povo da periferia, seus amores, suas dores suas festas e suas lutas. As manifestações da cultura popular, como coco de roda, maracatu, bumba-meu-boi e o forró, dão um toque mágico e descontraído às cenas”, explica a professora.

Eliane Lisbôa revela que para poder encenar a peça, os alunos do projeto vivenciaram as rotinas do bairro do Pedregal e trocaram experiências com crianças da escola Neco Cirne, realizando entrevistas com integrantes daquela comunidade.

O espetáculo é gratuito e está aberto a todos os interessados. Depois desta apresentação, o grupo percorrerá toda a periferia de Campina Grande. “É uma forma de ampliar a discussão oferecida pelo espetáculo Fronteiras, e também nos diversos espaços das universidades, já que grande parte de seus integrantes estão a elas vinculados”,  afirma.

O projeto

O curso de Teatro CUCA Campina Grande foi aprovado no edital Interações Estéticas, do Ministério da Cultura (Minc), em parceria com a Fundação Nacional de Arte (FUNARTE). O projeto teve a duração de três meses, através da realização de um curso de teatro no CUCA, com enfoque no trabalho do ator e nas experiências e teorias teatrais desenvolvidas no século XX, como as práticas teatrais de Bertolt Brecht e Augusto Boal.

O curso contou com seminários, oficinas e palestras, práticas de jogos e exercícios teatrais, culminando com a montagem do espetáculo Fronteiras: O dia em que o boi enfrentou o papangu. O público alvo do projeto foram os núcleos de Teatro do Oprimido da cidade, agentes multiplicadores e estudantes que buscam se aprofundar no estudo das técnicas teatrais contemporânea.

(Gloriquele Mendes - Ascom/UFCG)

Data: 08/04/2010