Conheça os novos procedimentos para Cadastro de Discentes

Desde o mês de março, o Cadastro de Discentes, ferramenta da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que compila os dados de todos os estudantes da pós-graduação stricto sensu brasileira, possui um novo atendimento.

O cadastro fica aberto o ano todo em fluxo contínuo. Sendo assim, é importante relembrar as modificações para o aperfeiçoamento do Cadastro de Discentes que a Capes implementou ao sistema, desde novembro de 2009, para atender à recomendação dos órgãos de controle, como a Controladoria Geral da União e o Tribunal de Contas da União.

Os pró-reitores e coordenadores de cursos de pós-graduação devem ficar atentos para a seguinte mudança: não será possível realizar alteração nos dados básicos, como CPF, nome e data de nascimento, dos discentes já cadastrados. Nestes casos os coordenadores de cursos deverão solicitar alterações diretamente a Capes. O CPF de alunos ainda não cadastrados será validado junto á base da Receita Federal, com a respectiva extração e preenchimento automático de campos básicos.

Para os bolsistas Capes oriundos do exterior, que não obtiverem a expedição do CPF pela Receita Federal durante sua permanência no Brasil, o cadastramento deverá ser solicitado junto aos técnicos da Coordenação Geral de Cooperação Internacional (CGCI/DRI) da Capes. O campo passaporte não estará mais disponível para preenchimento.

América Latina

É importante também destacar que os estudantes de programas de cooperação internacional da Capes com países da América Latina solicitem o registro no Cadastro de Discentes. Os programas são: MES-Cuba Projetos e MES-Cuba - Docentes, MINCyT com a Argentina e Udelar com o Uruguai. Saiba mais sobre os programas CAPES/MINCyT, Capes/Udelar, CAPES/MES/Cuba - Docentes, e Capes/MES-Cuba - Projetos.

Dúvidas

Esclarecimentos sobre o Cadastro de Discentes podem ser obtidos pelo e-mail discentes@capes.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone (61) 2022-6160. Dentro do próprio sistema também é possível tirar dúvidas, pois nele constam instruções de preenchimento e respostas às perguntas mais frequentes.

Criado em março de 2006, o Cadastro de Discentes armazena e mantêm atualizados todos os dados relativos à comunidade dos alunos de mestrado e doutorado, desde a matrícula até a titulação. Trata-se do instrumento formal de registro do envio das teses e dissertações para o Banco de Teses da Capes, disponibilizado no site Domínio Público, no portal do Ministério da Educação.

Acesse o Cadastro de Discentes.

(Capes)

Data: 08/04/2010