UFCG comemora oito anos de criação com expansão e prestígio internacional

Atualmente, a instituição é composta por sete campi, 66 cursos de graduação e cerca de 15 mil alunos

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) comemora oito anos neste mês de abril. Criada pela Lei Nº. 10.419, de 09 de abril de 2002, a partir do desmembramento da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a instituição hoje é reconhecida no cenário acadêmico nacional pelo seu padrão de qualidade expresso em termos de ensino, pesquisa e extensão

Desfrutando de prestígio e reconhecimento nacional e internacional, a UFCG, que teve sua origem na década de 1950, com a implantação da educação superior em Campina Grande, a partir da instalação da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) e da Escola Politécnica (Poli), comemora seu aniversário contabilizando êxitos inumeráveis.

Com vários cursos de graduação e de pós-graduação considerados referência em todo o país, a Instituição tem ampliado a sua atuação a partir do desenvolvimento de pesquisas de ponta realizadas em parceria com diversas empresas e órgãos governamentais do país, além de manter convênios com importantes universidades nacionais e internacionais.

A UFCG já foi criada com estrutura multicampi. Além do campus na cidade de Campina Grande - onde está a sede da Reitoria, bem como os Centros de Humanidades, de Ciências Biológicas e da Saúde, de Engenharia Elétrica e Informática, de Tecnologia e Recursos Naturais, e de Ciências e Tecnologia – tinha ainda campi nas cidades de Cajazeiras, Sousa e Patos.

Nos últimos anos, a Instituição expandiu a sua abrangência com a criação de mais 36 cursos de graduação, 17 cursos de pós-graduação e três novos campi, localizados nas cidades de Cuité, Pombal e Sumé, municípios em que passou a atuar oferecendo oportunidades de acesso à educação superior de qualidade à população local e de regiões circunvizinhas.

Atualmente, a Universidade encontra-se em franco processo de expansão e seus números demonstram essa realidade. A quantidade de cursos de graduação oferecida ao público estudantil saltou de 29, em 2002, para 66 cursos, em 2010. E de 10 cursos de pós-graduação para 27. O número de alunos hoje vinculados à Instituição gira em torno de 15 mil, na graduação, e de 1.200 estudantes na pós-graduação.

Segundo o reitor Thompson Mariz, a Universidade Federal de Campina Grande é referência para o desenvolvimento da ciência e tecnologia, da educação, das artes e da cultura, em virtude de sua capacidade em desenvolver e articular dinâmicas de ensino, pesquisa e extensão, envolvendo as mais variadas áreas do conhecimento humano. “A UFCG é uma verdadeira usina de formação de massa crítica, pois mobiliza recursos, gera metodologias e desenvolve processos que reinventam o saber, produzindo uma práxis pedagógica marcada pela reflexão teórica, interpretação do mundo, experimentação de processos, desenvolvimento de produtos, criação de tecnologias, e transformação da realidade”, enfatiza o reitor.

(Aluska Araújo - Ascom/UFCG)

Data: 12/04/2010