UFCG oferecerá cursos para produtores rurais de Pombal

Produtores serão orientados sobre a melhor forma de utilização do processo de irrigação

O Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar (CCTA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Pombal, está preparando cursos objetivando capacitar produtores rurais da região a reduzirem o uso da água, energia e mão-de-obra durante o processo de irrigação de áreas cultivadas.

A iniciativa está vinculada ao programa de extensão da universidade, que visa estabelecer uma maior interrelação entre a universidade e a comunidade local. O levantamento de dados para o trabalho, intitulado Projeto de Extensão em Manejo de Irrigação, vem sendo desenvolvido desde o segundo semestre do ano passado.

“Os cursos terão duração de oito horas e serão ministrados entre os meses de junho e outubro deste ano durante três oportunidades”, adianta o professor Marcos Eric Barbosa, que coordena o projeto.

“A primeira ocasião será durante o curso de Gestão de Recursos Hídricos, proposto e aprovado pelo professor Manoel Moisés junto ao CNPq. A segunda oportunidade será durante a Semana de Exposição Agropecuária de Pombal e último curso será ministrado no decorrer do Simpósio de Ciências e Tecnologia Agroalimentar do CCTA”, informou.

Barbosa explicou ainda que a iniciativa de criar o curso partiu de uma demanda da comunidade local. “Em um levantamento preliminar sobre o uso de sistemas de irrigação, realizado pelo aluno do CCTA, José Wilson, foi observado que a maioria dos sistemas tinha alta demanda de água e funcionavam durante muito tempo, ocasionando muitas perdas de solo por erosão”, disse.

Segundo o professor, a agricultura na região de Pombal está geralmente relacionada ao modo de subsistência, “porém, existe um potencial para produção e comercialização de leite, carne ovina e frutas, tais como: a banana e o coco, todas sustentadas com uso da irrigação, daí a importância de orientar e auxiliar esses produtores quanto à melhor forma de aproveitar os recursos naturais, evitando o desperdício e a degradação dos mesmos e, ao mesmo tempo, aperfeiçoar o trabalho de produção dos cultivos agrícolas”, destacou.

O projeto conta com a participação de três professores e cinco alunos de graduação. Além da ministração dos cursos, o mesmo disponibilizará visitas técnicas a 20 propriedades de irrigantes, dispostas em três comunidades banhadas pelas águas do rio Piancó.

(Aluska Araújo - Ascom/UFCG)

Data: 19/04/2010