Professor da UFCG lança livro sobre ondas eletromagnéticas

Obra também é recheada com fatos históricos ligados ao tema central

Destinado aos alunos de cursos de Engenharia Elétrica, Eletrônica e Telecomunicações, foi recentemente publicado pela editora Érica, de São Paulo, o livro Ondas Eletromagnéticas e Teoria de Antenas, de autoria dos professores Marcelo Alencar, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Wamberto Queiroz, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Segundo Alencar, que é professor do Departamento de Engenharia Elétrica, os leitores encontrarão no livro os conceitos fundamentais de ondas eletromagnéticas e teoria de antenas, incluindo algumas categorias especiais de antenas, “a exemplo das antenas em microfitas”, disse.

“O nosso livro aborda diversos assuntos sobre o tema, tais como, as equações de Maxwell, o teorema de Poynting e os conceitos de difração, interferência e polarização de ondas. Falamos também sobre a propagação em canais de comunicações, os modelos dessa propagação e as perdas no processo”, declarou.

Ele ainda destacou que a publicação traz os principais parâmetros, as definições de diretividade e largura de faixa, as configurações mais usadas e aplicações de sistemas de antenas.

Apesar de ser direcionado à abordagem de assuntos da área técnica, o professor Alencar revelou que o livro também é recheado com fatos históricos ligados ao tema central. “Além disso, o leitor encontrará um apêndice sobre limites para exposição a campos eletromagnéticos e outro com fórmulas importantes para o desenvolvimento da teoria”, finalizou.

Além de integrar o DEE, Alencar é Ph.D. pela University of Waterloo, Canadá, fundador e presidente do Instituto de Estudos Avançados em Comunicações (Iecom) e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Telecomunicações (SBrT). É autor de vários livros na área de telecomunicações e profundo conhecedor e pesquisador do ramo da Televisão Digital. No último dia 10, ele lançou o livro “Divulgação Científica”, composto por uma série de artigos científicos de sua autoria.

Título: Ondas Eletromagnéticas e Teoria de Antenas

Autores: Marcelo S. Alencar, Wamberto J. L. Queiroz

Editora: Érica Ltda. - São Paulo - Brasil

ISBN: 978-85-365-0270-0.