Programa da Google seleciona oito estudantes da UFCG

Bolsa pode chegar US$ 5 mil

Oito alunos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foram selecionados pelo Google Summer of Code (GSoC), edição 2010. O programa escolhe universitários do mundo inteiro para colaborarem com projetos de desenvolvimento de software. Os selecionados receberão uma bolsa que pode chegar a 5 mil dólares.

Na edição deste ano, mais de 5 mil pessoas do mundo inteiro se inscreveram. Da UFCG, foram selecionados os alunos de graduação André Dieb, do curso de Engenharia Elétrica, Felipe Vieira e Hebert Duarte, do curso de Ciências da Computação. Os outros cincos selecionados são Abmar Barros, Carla Souza, Paulo Ricardo, Paulo Rômulo e Thiago Silva, todos alunos de pós-graduação em Ciências da Computação.

Para participar da seleção, os estudantes enviam propostas para as organizações e estas escolhem os melhores projetos. Durante três meses, os estudantes desenvolvem de casa os projetos apresentados por eles e recebem orientações para aperfeiçoamento do trabalho.

Thiago Sousa Santos, ex-aluno da UFCG, participou das últimas duas edições do GSoC e este ano vai participar do programa como mentor. Para ele, participar de um programa como este, além de aprender muito, é uma ótima oportunidade de aumentar sua rede de contatos profissionais. “No programa nós trabalhamos com profissionais do mundo todo, recebemos orientações de pessoas capacitadas e isso agrega valor ao nosso currículo. Participar do programa é um diferencial”, afirma.

Para os alunos que vão participar da edição de 2010, Thiago sugere algumas dicas. “O mais importante é manter sempre contato com as pessoas. É preciso também ser dedicado, já que desenvolvemos o trabalho em casa, disciplina é fundamental. O resultado é respeito no mercado de trabalho”, alerta.

Thiago sabe do que está falando. O seu emprego atual é fruto dos contatos que ele fez nas duas últimas edições do GSoC. Hoje, ele presta serviços para uma empresa internacional de desenvolvimento de software, a Collabora, com sede na Inglaterra, e filiais no Canadá e Espanha.

Obter êxito com a participação no programa é o que espera a estudante Carla Souza. Ela participa pela primeira vez do GSoC e tem boas expectativas. “No programa eu vou me capacitar e receber orientações de diretores e dos melhores profissionais da atualidade e isso vai me propiciar ainda mais experiência para conquistar o mercado de trabalho”, diz.

(Gloriquele Mendes - Ascom/UFCG)

Data: 27/04/2010