MEC lança chamada no âmbito do Programa de Extensão Universitária

A Secretaria de Educação Superior (Sesu), do Ministério da Educação (MEC), lançou o edital nº 5 Proext 2010, no âmbito do Programa de Extensão Universitária. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de maio

O objetivo é aprofundar ações que venham fortalecer a institucionalização da extensão nas instituições federais e estaduais de ensino superior, como forma de melhorar as condições de gestão de suas atividades acadêmicas; contribuir para a implementação de políticas públicas; estimular o desenvolvimento social e o espírito crítico dos estudantes; impulsionar a melhoria da qualidade de educação brasileira, entre outros.

Os programas e projetos devem se enquadrar em uma das seguintes linhas temáticas: educação; cultura e arte; pesca artesanal e aqüicultura familiar; promoção da saúde; desenvolvimento urbano; desenvolvimento agrário; redução das desigualdades sociais e promoção da inclusão produtiva; geração de trabalho e renda por meio da incubação de empreendimentos econômicos solidários; preservação do patrimônio cultural brasileiro; e garantia dos direitos das mulheres em situação de violência.

A chamada prevê a aplicação de recursos financeiros, não reembolsáveis, no valor total de R$ 30 milhões. Poderão apresentar propostas as instituições federais de ensino Superior (Ifes), incluídos os institutos federais de educação, ciência e tecnologia (Ifet) com cursos de nível superior e as instituições estaduais de ensino superior.

O edital está disponível em: http://sigproj.mec.gov.br/edital_blank.php?id=308

(Jornal da Ciência)