topo_cabecalho
CNPq aumenta número de bolsas de iniciação tecnológica

A oferta no número de bolsas cresceu cerca de 500%, passando de pouco mais de 500 para cerca de três mil

 

A Diretoria Executiva do CNPq decidiu nesta semana reforçar o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) com um aumento substancial no número de bolsas. Ainda na primeira semana de maio, deve ser publicada uma Chamada Pública convocando instituições de ensino e/ou pesquisa que atuam na área tecnológica e de inovação para apresentarem propostas e concorrerem à cota de três mil bolsas disponíveis.

 

Na decisão do CNPq foi levada em conta a importância que a área tecnológica e de inovação representa na atual política governamental de incrementar o sistema de C,T&I. Segundo a vice-presidente do CNPq, Wrana Panizzi, responsável pelo programa, a exemplo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), que atua com cerca de 24 mil bolsas, a ideia é contribuir decisivamente para a formação e engajamento de recursos humanos em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação. Além disso, Panizzi entende que é fundamental “introduzir jovens graduandos nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação”.

 

A coordenadora técnica do PIBITI, Isabel Tavares, esclareceu que a proposta pretende, além de reorganizar o programa com uma identidade mais focada na área tecnológica, criar espaços mais definidos de atuação e especificar áreas, critérios e indicadores consistentes do setor. Poderão submeter proposta à Chamada, que será divulgada na página eletrônica do CNPq, instituições de ensino e/ou pesquisa públicas, privadas, confessionais e comunitárias, desde que atuem nas área tecnológica e de inovação e que mantenham comprovada interação com a empresa e com a comunidade.

 

 (Assessoria de Comunicação do CNPq)


Data: 28/04/2010