HU investe R$ 1 milhão em ampliação do Centro Cirúrgico

Diretoria destaca ampliação dos serviços oferecidos aos usuários do SUS

Visando a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) iniciará ainda este mês a ampliação do seu Centro Cirúrgico, aumentando de quatro para seis as salas de intervenções.

“Além das novas salas, será construída também outra sala de recuperação pós-anestésica, mais ampla, e uma sala de estar para os médicos, além de serem ampliados os setores de esterilização, de materiais e a lavanderia”, informa o diretor-administrativo, Homero Gustavo.

Ele explica que a reforma, orçada em quase R$ 1 milhão, se faz necessária pelo volume de serviços que o hospital vem oferecendo. “O hospital realiza em média, diariamente, dez cirurgias. Entre elas, as cardíacas em crianças e adultos, que, desde dezembro passado, vêm sendo feitas em parceria com o governo estadual”, comentou.

O HUAC é o único hospital público de Campina Grande que disponibiliza esse procedimento cirúrgico para os pacientes do SUS. Antes, eles tinham que ser levados para outros estados. “Já realizamos mais de 50 intervenções, entre crianças e adultos”, comemora Gustavo.

Complementando o atendimento das patologias cardíacas, o Setor de Hemodinâmica vem realizando cateterismo desde setembro de 2009, diagnosticando ou corrigindo problemas cardiovasculares.

“Quando assumimos a direção do hospital - com a doutora Alana Abrantes na direção-geral -, esse serviço estava inativo. Promovemos as reformas e o reequipamento. Hoje, dispomos de três hemodinamicistas, enfermeiras e técnicos em radiologia atuando em escalonamento”, disse.

Tomografia Computadorizada

A direção do HUAC vem realizando um trabalho de modernização e recuperação das instalações, equipamentos e, especialmente, de renovação e revitalização das atividades de interação com a comunidade. Para isso, será assinando contrato com a Prefeitura de Campina Grande para a expansão do serviço de tomografia computadorizada, atualmente disponíveis apenas para os pacientes internos.

“Essa nova parceria com o poder público, aumentará significativamente a oferta de serviços e trará plena operacionalização ao tomógrafo, capaz de realizar entre 15 e 20 exames diários”, ilustrou Homero, ressaltando que, ao conseguirem o equipamento, o reitor Thompson Mariz já sinalizava a necessidade de disponibilizá-lo à população.

Novo tempo

“A gestão da diretora-geral Alana Abrantes pode ser classificada como uma gestão profícua, que mudou a cara do HUAC”, analisa Gustavo. “Hoje, o Alcides Carneiro vem desempenhando realmente seu papel de hospital universitário, como centro de formação de recursos humanos e de desenvolvimento de tecnologia para a área de saúde, com significativa melhoria dos serviços prestados à comunidade”.

Destacando a reforma da Pediatria e a criação da Oncologia Pediátrica - que atende e interna crianças com câncer, evitando que muitas se desloquem para outras cidades, a exemplo de Recife, em busca de tratamento -, o diretor-administrativo elencou alguns feitos da atual gestão, como as reformas no Setor de Radiologia – com a instalação do tomógrafo computadorizado, de um mamógrafo e a substituição de equipamentos -, do Refeitório e da Cozinha, da Farmácia Hospitalar, transformada em centro de abastecimento farmacêutico; a aquisição de uma nova ambulância e a reestruturação do Setor Administrativo.

Em andamento, as obras de ampliação do Setor de Ambulatórios, na área antigamente conhecida como “Barracão”, onde serão construídas mais 22 salas ambulatoriais para atender a crescente demanda. Em fase de licitação, encontram-se os serviços de reforma das Alas Clínicas C e D.

Iniciada em janeiro de 2007, a gestão de Alana Abrantes e Homero Gustavo será concluída em dezembro próximo. As eleições para a próxima diretoria, cujo mandato é de quatro anos, serão realizadas já no próximo mês de junho.

(Aluska Araújo - Ascom/UFCG)

Data: 05/05/2010