Curso de Cuidador de Idosos da UFCG terá aula inaugural nesta quarta

Esta é segunda turma que será formada pelo Programa Interdisciplinar de Apoio à Terceira Idade

A Universidade Federal de Campina grande (UFCG) realiza nesta quarta, dia 5, às 19h30min, a Aula Inaugural do Curso de Cuidadores de Idosos, do Programa Interdisciplinar de Apoio à Terceira Idade (PIATI).

Na Aula Inaugural, que acontece no auditório do Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, serão apresentados o funcionamento do curso e palestras de ex-alunos sobre a experiência de ser um cuidador de idosos.

Ainda na programação, a enfermeira Luiza Freitas e o médico geriatra Dr. João Borges abordarão o perfil do bom cuidador, além de depoimentos de dois idosos que dirão aos alunos como é ser bem cuidado por profissionais capacitados.

Esta é a segunda turma, composta por 48 alunos, que será formada pelo programa. O curso é gratuito e terá duração de oito meses. As aulas serão ministradas nas segundas, quartas e quintas, das 19h às 20h, e as aulas práticas acontecerão no turno da tarde.

De acordo com uma das coordenadoras do programa, Keila Queiroz, o curso tem gerado uma procura muito grande, principalmente por técnicos de enfermagem, agentes que trabalham em Programas de Saúde da Família (PSFs) e cuidadores domiciliares, “mas a capacitação está aberta a qualquer pessoa que tenha interesse pela área”, disse.

Durante os oito meses de duração, os participantes receberão formação nas áreas de Biomedicina e Humanas. “Eles receberão informações sobre Geriatria e Gerontologia que lhes darão suporte para ser um bom cuidador de idoso”, informou.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 05/05/2010