topo_cabecalho
Novo PIBITI abre período de inscrições

Começa hoje, dia 5, e vai até 24 de maio, o prazo para inscrição no novo Programa de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). Podem participar Instituições de ensino e/ou pesquisa, públicas, privadas, confessionais ou comunitárias, que atuem na área tecnológica e de inovação, desde que mantenham comprovada interação com empresas ou com a comunidade.

 

Primeiro, as instituições deverão preencher o Formulário de Inscrição , onde serão solicitadas cinco informações: áreas de conteúdo tecnológico onde atuam; cursos oferecidos pela Instituição na área tecnológica; grupos de pesquisa formalmente vinculados aos Diretórios de Grupos de Pesquisa, bem como as linhas de pesquisa que desenvolvem; capacidade de orientação da instituição na área tecnológica; tipo de interação que desenvolvem com empresas; além de especificar o relacionamento que desenvolvem com a comunidade na área de Tecnologia Social. Todos os campos são obrigatórios e o preenchimento deverá ser feito pelos pró-reitores de graduação ou de pesquisa e pós-graduação e, por fim, anexado ao formulário eletrônico e enviado ao CNPq, pela plataforma Carlos Chagas.

 

Instituições que já enviaram proposta de inscrição ou de solicitação de novas cotas para o PIBITI 2010/2011 também deverão preencher o formulário eletrônico. As instituições que atenderem aos requisitos vão receber cota de bolsas e deverão obedecer as normas já estabelecidas pelo Programa, dentre elas selecionar os projetos por meio de edital. O valor da bolsa é de R$ 360,00 mensais e o período de vigência será de 12 meses.

 

Com a intenção de reforçar o PIBITI, a Diretoria Executiva do CNPq concedeu um aumento de aproximadamente 500% no número de bolsas, para a vigência agosto de 2010 a julho de 2011 O número saltou de 500 para 3.000. As bolsas de Iniciação Tecnológica têm como objetivo estimular jovens graduandos em atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação, além de contribuir para a formação de recursos humanos para fortalecer a capacidade inovadora das empresas nacionais.

 

(Assessoria de Comunicação do CNPq)


Data: 05/05/2010