UFCG integra parceria para operacionalização do Pibic Júnior 2010

Programa oferece 130 bolsas no valor de R$ 100 para alunos da rede pública

Buscando despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes da rede pública, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) estabeleceu parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB) e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) para operacionalização do Programa de Iniciação Científica Júnior (Pibic Júnior) 2010.

O programa está disponibilizando 130 bolsas no valor de R$ 100 mensais, pelo período de um ano e é destinado a alunos que estejam cursando o 2º ano do Ensino Médio ou Técnico Profissionalizante em escolas da rede pública localizadas em municípios que possuam unidades de pesquisa das universidades parceiras.

As inscrições começam na próxima segunda-feira, 10, e prosseguem até o dia 7 de junho. Para se candidatar a uma das bolsas, o estudante precisa ter alcançado, no 1º ano do ensino médio, frequência igual ou superior a 90% e média global igual ou superior a 8; além de possuir disponibilidade de 10 horas semanais para dedicação às atividades do programa.

A participação da UFCG e UEPB se dará através do trabalho de orientação aos alunos selecionados. Essa orientação será feita por professores indicados pelas universidades. Os docentes indicados devem possuir experiência em atividades de pesquisa, cultural, artística ou em ações relativas ao desenvolvimento tecnológico e apresentar um plano de trabalho, relatando as atividades a serem desenvolvidas no programa.

O resultado da seleção dos bolsistas deverá ser divulgado até o dia 30 de junho e o início dos trabalhos está previsto para o mês de agosto. Mais informações poderão ser adquiridas na Fapesq-PB, de segunda a quinta-feira, das 12h às 18h, pelo telefone (83) 3333.2600 ou via edital.

(Aluska Araújo - Ascom/UFCG)

Data: 06/05/2010