Programas de valorização do magistério têm novos valores de bolsas

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), o Observatório da Educação e o Observatório da Educação Escolar Indígena passam a ter novos valores de bolsas. Os reajustes estão especificados na Portaria nº 97 publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 7 de maio. A publicação produz efeitos financeiros a partir de 1º de abril.

Os três programas são iniciativas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para valorizar o magistério e apoiar estudantes de licenciatura plena. O Pibid e os Observatórios têm foco na formação de docentes, pesquisa e desenvolvimento de metodologias de ensino para a educação básica.

Valores

Os estudantes de cursos de licenciatura participantes de programas apoiados pela Capes passam a receber uma bolsa no valor de R$ 400 mensais. Eles devem exercer atividades pedagógicas e de pesquisa educacional em escolas da rede pública de educação básica. Já os professores da educação básica que atuam como supervisores dos programas terão bolsa no valor de R$ 765.

Os coordenadores de área receberão um auxílio no valor de R$ 1,4 mil mensais. Esses professores devem possuir experiência de um ano no magistério superior. A bolsa para os coordenadores institucionais, por sua vez, passa a ter valor de R$ 1,5 mil mensais. Esses profissionais devem possuir experiência de três anos no magistério superior.

(Capes)

Data: 07/05/2010