topo_cabecalho
Servidores do CCT e CEEI terão até sexta para realizar os exames periódicos de saúde

Quem não se submeter ao procedimento deve assinar termo de responsabilidade

 

Os servidores dos centros de Ciência e Tecnologia e Engenharia Elétrica e Informática da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que não realizaram os exames dentro do cronograma especificado pela Secretaria de Recursos Humanos (SRH), terão uma segunda chance para realizar o procedimento. Os retardatários poderão realizar os exames até a próxima sexta, dia 14.

 

Os servidores devem se apresentar em jejum ao espaço da Biblioteca Central, no horário das 7h às 11h, para coleta de sangue. Segundo informações da chefe do Setor de Desenvolvimento de Pessoas, Selma Ferreira Torquato, não é obrigatória a entrega do material (urina e fezes) no mesmo dia da coleta de sangue. “O kit para coleta do material já encontra-se disponível na secretaria de lotação do servidor e é totalmente gratuito assim como os exames”, informa.

 

No dia do exame, o servidor deverá apresentar um documento de identificação pessoal (com foto) e contra-cheque.

 

Estão sendo realizados os seguintes exames: hemograma, glicemia, urina, creatinina, colesterol e triglicérides, TGO e TGP e citologia oncótica (Papanicolau), este último exclusivo para mulheres. Para os servidores com idade a partir de 45 anos, será obrigatório o exame oftalmológico e para os que ultrapassaram a faixa dos 50 anos, será feita a pesquisa de sangue oculto nas fezes (para ambos os sexos), mamografia (para mulheres) e PSA (próstata, para os homens).

 

Os exames periódicos são gratuitos e obrigatórios e atendem à política de atenção à saúde do servidor estabelecida pelo Governo Federal e prevista no Decreto Nº 6.856 e na Portaria Normativa Nº 4. “O servidor que não quiser se submeter aos testes assinará um termo de responsabilidade proposto pela Coordenação Geral de Seguridade Social e Benefício do Servidor do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão”, alerta Selma.

 

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)


Data: 10/05/2010