Unibral e Probral abrem novos editais para projetos em parceria com a Alemanha

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga nesta segunda-feira, 10, o edital para seleção de projetos de parceria universitária para o programa Unibral I e II, que têm como objetivo estimular o intercâmbio de estudantes de graduação e docentes, a aproximação curricular de instituições de ensino superior (IES) brasileiras e alemãs e o reconhecimento mútuo de créditos. Também foi publicado hoje o edital do programa Probral I e II, que apóia o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa brasileiros e alemães e visa a formação de recursos humanos. O início das atividades dos projetos de ambos os programas está previsto para março de 2011.

Unibral

Para candidatar ao Unibral I ou II, a proposta deve ser similar em cada país, contendo o plano de ações conjuntas e a programação da formação de recursos humanos. Cada unidade da IES proponente poderá apresentar somente uma proposta de projeto, que deverá, entre outros requisitos, estimular a realização de estágios de treinamento no âmbito do projeto; enfatizar as inovações bilaterais no treinamento e na educação; identificar o potencial acadêmico e o impacto profissional que será oferecido aos estudantes de ambos os países; estimular o desenvolvimento dos cursos envolvidos na parceria, visando atingir, no futuro, reconhecimento recíproco dos respectivos diplomas de conclusão (aplicável somente ao Unibral I); e proporcionar a dupla diplomação dos estudantes de graduação participantes do intercâmbio entre as instituições (aplicável somente ao Unibral II).

Veja o edital na página do Unibral.

Probral

No caso do Probral, a proposta deverá estar vinculada a um programa de pós-graduação avaliado pela Capes, preferencialmente, com conceitos cinco, seis ou sete; contemplar a formação de pós-graduandos e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores vinculados aos referidos programas; ter caráter inovador, considerando, inclusive, o desenvolvimento da área no contexto nacional e internacional, e as vantagens advindas da parceria internacional; prever a publicação conjunta de artigos científicos e ter como meta o desenvolvimento científico e tecnológico dos grupos de pesquisa envolvidos; e proporcionar a dupla diplomação dos estudantes de doutorado participantes do intercâmbio entre as instituições (aplicável apenas ao Probral II).

Veja o edital na página do Probral.

Inscrições

Para participar, os coordenadores de equipe devem fazer a inscrição, exclusivamente via internet, até as 18h do dia 30 de junho de 2010, mediante o preenchimento do formulário de inscrição, disponível na página dos programas. Ao formulário de inscrição deverão ser anexados, eletronicamente, os documentos especificados nos editais.

A seleção dos projetos se desenvolverá em quatro fases, todas de caráter eliminatório, sendo elas: verificação de consistência documental, análise de mérito, priorização de propostas e reunião conjunta binacional, na qual representantes da Capes e do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) realizarão uma reunião para seleção final das propostas, considerando as prioridades de cada instituição e sua disponibilidade orçamentária.

Os projetos selecionados receberão recursos de custeio e apoio para missões de trabalho e de estudo, de acordo com o edital de cada programa. A previsão para divulgação dos resultados é 30 de dezembro de 2010.

(Capes)

Data: 11/05/2010