UFCG investe em segurança e implanta nova cerca no campus de Campina Grande

Nova estrutura é mais resistente e possui  2.410 metros de extensão

Como forma de melhorar a infraestrutura da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e resguardar a segurança de alunos e funcionários, a Prefeitura Universitária está promovendo a instalação de uma nova cerca no entorno da universidade. A nova estrutura é feita de um material mais resistente que a anterior e possui quase 3 metros de altura.

“As grades são tipo lança, que dificultam muito uma possível invasão”, destacou o prefeito universitário, Eduardo Bonates. Segundo ele, a iniciativa faz parte do cronograma de prioridades do reitor Thompson Mariz, que inclui ainda a melhoria da estrutura física, elétrica e hidráulica da universidade.

A cerca possui uma extensão de 2.410 metros e o valor da obra está orçado em aproximadamente R$ 1 milhão e 200 mil. “A previsão é que os trabalhos sejam concluídos setembro deste ano”, revelou. Bonates disse ainda que a estrutura retirada do campus de Campina Grande será instalada nos campi de Patos e Cajazeiras, pois a mesma ainda encontra-se em bom estado.

A retirada da antiga cerca, instalada na década de 80, proporcionou ainda o alargamento da calçada do portão de entrada da universidade. O objetivo é facilitar a passagem dos carros e melhorar a visualização dos motoristas.

Segurança reforçada

Além da instalação da cerca, Bonates destacou que a UFCG contratou uma empresa de vigilância para dar cobertura a todos os portões da universidade. “Nosso intuito é resguardar a segurança dos nossos alunos e funcionários e proteger o patrimônio público”. Ele explicou que os antigos vigilantes não tinham mais condições de realizar esse trabalho, pois muitos já estavam em idade avançada.

Outra medida de segurança proposta pela Prefeitura Universitária consiste no fechamento dos portões do campus de Campina Grande após o término das aulas noturnas e durante os finais de semana e feriados.

“Na verdade o que a gente quer é controlar a entrada de pessoas nesse período. Nos finais de semana, por exemplo, muitas pessoas que vêm da Feira da Prata, e que residem nas proximidades, entram e saem do campus sem qualquer tipo de controle”, revelou.

Bonates destacou que, por se tratar de um local público, todos tem acesso. “Entretanto, é necessário que esse acesso seja vistoriado, por isso pretendemos implantar o protocolo de identificação daqueles que desejam ter acesso ao campus quando o mesmo estiver com seus portões fechados”, concluiu o prefeito universitário.

(Aluska Araújo – Ascom/UFCG)

Data: 12/05/2010