Projeto da UFCG leva cinema à comunidade do município de Sousa

Exibições visam impactar o ser humano através da sétima arte e promover reflexões críticas

Possibilitar o acesso da comunidade sousense a obras cinematográficas e promover a reflexão e pensamentos críticos através da sétima arte. É este o objetivo do Projeto Unicine realizado pela coordenação do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Sousa, em parceria com o Espaço Cultural Banco do Nordeste.

Para este mês de maio, estão previstas duas exibições, nos dias 13 e 27. As apresentações começam a partir das 18h30min no auditório Neroaldo Pontes de Azevedo, no Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS).

Para esta quinta, 13, esta prevista a exibição do documentário Janela da Alma, dos diretores João Jardim e Walter Carvalho. Com pouco mais de uma hora de duração, o documentário faz um ensaio poético e bem humorado do que é o olhar. Depoimentos como o do escritor José Saramago, do músico Hermeto Pascoal, do cineasta Wim Wenders e do fotógrafo cego Bavcar, ilustram a dificuldade de ver as coisas como elas são.

Já no dia 27 de maio, será a vez da exibição do longa-metragem Cronicamente Inviável, com direção de Sérgio Bianchi. No filme, um escritor percorre diversas regiões do Brasil e vivencia a crueldade e a hipocrisia das relações sociais, econômicas e sexuais contemporâneas no país.

O Projeto Unicine é direcionado aos estudantes, professores e servidores da UFCG, bem como, os moradores do município de Sousa e cidades circunvizinhas. “A cada mês terá uma ou mais exibição de filmes, seguidos de debates com convidados”, explica a coordenadora do curso de Serviço Social, Haidée Rodrigues.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 12/05/2010