Festival Internacional da UFCG é fruto de parceria entre várias instituições

Evento começa no próximo dia 31 no Centro de Convenções de Campina Grande

Com menos de um ano de funcionamento, o curso de Música da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) já dá mostras de que pretende movimentar, e muito, o cenário cultural da região. Tanto que, no final do mês, já realiza o I Festival Internacional de Música de Campina Grande.

“Será um marco histórico para o nosso curso e para UFCG, pois com menos de um ano de implantação já estamos envolvidos na realização de um evento internacional”, comemora um dos organizadores do evento, professor Vladimir Silva.

Ele explica que a idéia do festival - que acontece de 31 de maio a 5 de junho no auditório do Centro de Convenções, no Garden Hotel - nasceu em março do ano passado. “O projeto, entretanto, só se tornou viável devido aos contatos que eu e os professores Linduíno Pitombeira e Maria Di Cavalcanti temos nos EUA, em razão de nossa pós-graduação realizada lá.

A montagem do evento vem se desenvolvendo desde novembro último e sua organização está a cargo da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia da UFCG, em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Fundação Parque Tecnológico, envolvendo ainda as universidades americanas Louisiana State University, Kean University, Nicholls State University, University of Southern Mississippi, Baldwin-Wallace College e University of Montevallo.

“O principal objetivo é criar vínculos com as universidades norte-americanas, que possuem programas bastante desenvolvidos e reconhecidos internacionalmente na área musical. O festival servirá também para contribuir com a formação e desenvolvimento dos talentos dos 30 alunos que integram a primeira turma do nosso curso”, destacou.

Apesar do pouco tempo de existência, o curso de Música da UFCG já possui vários conjuntos musicais formados, entre eles: um coro de câmara masculino, uma orquestra de violões, um quarteto de sax e uma orquestra de trompa, “que vêm atuando de forma significativa dentro e fora do campus”, disse.

O custo do festival gira em torno de R$ 100 mil, valor dividido entre a UFCG e a UEPB. “A realização do festival demonstra que os gestores das duas universidades públicas acreditam no potencial da arte como forma de investimento e formação da sociedade”, elogiou.

Dezoito professores estrangeiros participarão do evento com recursos próprios e abrindo mão de seus cachês. “Caso contrário, o custo do evento seria triplicado. Isso demonstra que ainda existem pessoas de boa vontade e que tem interesse em ajudar no desenvolvimento artístico e musical de cidades como Campina Grande”, fez questão de frizar o professor, declarando que as expectativas são as melhores possíveis. “Campina Grande é uma cidade que possui uma formação cosmopolita e com certeza estará aberta para recepcionar esse novo gênero musical”.

As palestras, apresentações musicais e recitais serão abertos ao público de forma gratuita. O auditório possui capacidade para 700 pessoas.

(Aluska Araújo - Ascom/UFCG)

Data: 14/05/2010