Biografia de revolucionário francês é tema de livro de professor da UFCG

Memórias e História de Guido Thomaz Marlière será lançado na próxima quarta no campus de Campina Grande

Memórias e História de Guido Thomaz Marlière: A transferência da corte portuguesa e a tortuosa trajetória de um revolucionário francês no Brasil. Esse é o título do livro que o historiador e professor José Otávio Aguiar, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), lança na próxima quarta-feira, 19, às 18h30min, no Hall das placas do Centro de Humanidades (CH), no campus de Campina Grande.

Publicado pela Editora da UFCG, o livro conta a história do francês Guido Thomaz Marlière, revolucionário exilado que aportou no Brasil em 1808. “Trata-se, na verdade, de uma biografia que foge aos moldes tradicionais, dentre outras razões, por concentrar-se em um período específico da vida de um homem e não em toda a sua existência”, explicou.

A trama se passa durante as Guerras Napoleônicas e aborda, entre outros temas, as políticas indigenistas em Minas e a emigração revolucionária francesa no Brasil oitocentista.

O tema fez parte da tese de doutorado defendida por Aguiar em 2003, na Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). “Pretendo conduzir o leitor a uma viagem pelo universo dos discursos que presidiram o processo civilizatório no Brasil e em Minas Gerais”, adiantou.

Esses discursos, diz o historiador, justificavam a intervenção que ocorria no âmbito das sociedades indígenas, das elites agrárias e escravistas e dos setores mais pobres ligados à terra, “seguidos de perto pelos degredados da Capitania, os quais eram submetidos a trabalhos forçados”.

José Otávio possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e doutorado em História e Culturas Políticas pela UFMG. Atualmente, desenvolve estágio de pesquisa de pós-doutoramento em História na Universidade Federal de Pernambuco e leciona nos programas de Graduação e Pós-graduação em História e Recursos Naturais da UFCG.

(Aluska Araújo - Ascom/UFCG)

Data: 14/05/2010