Pesquisa diz que 7 milhões usam Internet para aprender

Número de internautas no Brasil chega 63 milhões de pessoas

Segundo pesquisa divulgada no mês de abril pelo CGI (Conselho Gestor da Internet no Brasil), o número de brasileiros que fizeram cursos a distância pela Internet chega a cerca de 7 milhões de pessoas. O principal foco da pesquisa é o uso de computadores na rede mundial, o que exclui aqueles que fazem cursos a distância por meios impressos, teleconferência, TV e rádio.

Outro ponto importante da pesquisa, que gera números diferentes dos que são vistos normalmente é o fato de que ela não foca apenas na porcentagem de alunos de graduação que, segundo dados do Ministério da Educação, não chega a um milhão de usuários. Desta vez, os internautas foram entrevistados diretamente sem medir seu grau de ensino.

O levantamento gerou o percentual de 11% de quem fez, nos três meses anteriores à pesquisa, algum curso a distância, o que significa cerca de sete milhões de pessoas. A estimativa é que existam 63 milhões de pessoas que acessam a Internet no Brasil. A margem de erro da pesquisa é de 0,7%.

Em 2008, o número de usuários que utilizava a Internet nas áreas urbanas e rurais era de 53.915.258, enquanto no mesmo período em 2009 foram registrados 62.978.572 usuários. Com isso, verificou-se que, nos últimos três anos, o crescimento projetado anual de alunos de cursos pela Internet tem sido percentualmente maior que o crescimento do próprio número de usuários da rede no País. Isso seria um indicativo de que o uso da Internet para a educação cresceria numa velocidade maior do que a própria rede de computadores.

Além de perguntar a respeito do uso da Internet para realização de cursos, a pesquisa do Conselho Gestor da Internet também investigou outros usos que os internautas fazem da rede de computadores para a educação. A conclusão é que 64% a utilizam para realizar pesquisas escolares em geral, 21% buscam informações sobre cursos de pós-graduação e 16% buscam informações sobre cursos técnicos a distância.

(Universia)

Data: 14/05/2010