topo_cabecalho
Posto de vacinação contra a H1N1 será instalado nesta terça na UFCG

Imunização é direcionada a pessoas na faixa etária de 20 a 39 anos e doentes crônicos de qualquer idade

 

Um posto de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde ficará montado desta terça-feira, 18, à sexta, dia 21, no Posto Médico do campus da UFCG em Campina Grande. O objetivo é imunizar a comunidade acadêmica da instituição - na faixa etária de 20 a 39 anos -, contra a gripe H1N1.

 

Os interessados em receber a vacina devem se dirigir ao Posto Médico das 8h30min ao meio-dia, munidos do documento de identidade. Os doentes crônicos, de qualquer idade, têm direito à imunização. Para tanto, basta apresentar comprovantes ou receita médica.

 

A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar cerca de 1.200 pessoas nos quatro dias de vacinação. Outras informações podem ser obtidas através do fone (83) 3310.1363.

 

Influenza A (H1N1)

 

A gripe A é uma doença respiratória aguda, causada pelo vírus A (H1N1). Este novo subtipo do vírus da influenza é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

 

Segundo orientações do Ministério da Saúde, para evitar o contágio, além da prevenção feita através da imunização é importante que as pessoas tenham alguns cuidados básicos como: lavar bem as mãos com freqüência, evitar compartilhar pratos, talheres e alimentos, cobrir a boca e o nariz ao tossir e espirrar, para evitar contato com secreções. A vacina é contra-indicada a quem tem alergia a ovo.

 

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)


Data: 17/05/2010