topo_cabecalho
UFCG promove Seminário Internacional sobre Conjuntura Política Latino Americana

Evento contará com a participação de pesquisadores do Brasil, Bolívia e Argentina

 

Com o objetivo de analisar a atual conjuntura política nos países latino-americanos e a crise do Capitalismo que se manifesta na Europa, será realizado na próxima quinta-feira, 20, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o Seminário Internacional sobre Conjuntura Política Latino Americana. O evento faz parte da VI Jornada Acadêmica do Pet- Economia.

 

As palestras acontecerão no auditório do Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, campus de Campina Grande, nos turnos manhã e noite. As inscrições, gratuitas, serão realizadas no dia do evento. O Seminário será aberto a toda comunidade interessada pela temática.

 

Para a professora Gelfa Aguiar, uma das coordenadoras, é muito importante a realização de um seminário como este, que visa analisar a atual conjuntura política na qual estamos inseridos. “Debateremos o caráter de alguns governos, a exemplo da Venezuela, Bolívia e Equador que se manifestam contra o neoliberalismo, discutiremos o papel do imperialismo norte-americano e de suas bases militares na região, sobretudo na Colômbia, as possibilidades de desenvolvimento ou as ilusões neodesenvolvimentistas presentes em países como o Brasil, a Venezuela e a Bolívia e as propostas de socialismo no século XXI de Hugo Chávez e também a situação de Cuba”, revela.

 

O evento contará com a participação de pesquisadores do Brasil, Bolívia e Argentina, a exemplo do professor de Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Marcos Costa Lima; o jornalista e diretor de Le Monde Diplomatique, Pablo Stefanoni; a professora de

Direito Internacional da Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires (UBA), Andrea Vlahusic; e

do professor de Teoria Política e Social da Universidade de Buenos Aires, Atilio Borón.

 

A VI jornada Acadêmica do Pet-Economia está sob coordenação dos professores Gelfa Aguiar, coordenadora do Grupo Pet- economia da UFCG, Renato Kilpp e Gonzalo Rojas, do Grupo de Estudos sobre a América Latina (GEAL/UFCG)

 

Confira programação:

 

Quinta-feira - Dia 20/05

 

9h - Abertura

9h 15min - Mesa Redonda

 

Imperialismo e Ilusão Desenvolvimentista na América Latina.

 

Palestrantes:

Marcos Costa Lima, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

Pablo Stefanoni, Diretor de Le Monde Diplomatic da Bolívia.

Andréia Vlahusic, Universidade de Buenos Aires – UBA

 

19h - Abertura

19h15min - Conferência

 

Os Cenários Políticos da América Latina e o Socialismo no Século XXI

 

Atílio Borón - Universidade de Buenos Aires – UBA/Diretor do Programa Latino Americano de

Educación a Distancia de Centro Cultural de la Cooperación - PLED/CCC – Argentina.

 

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)


Data: 17/05/2010