Projeto de Cooperação Internacional do Semiárido inscreve até amanhã

Objetivo é promover pesquisas voltadas para a solução dos problemas gerados pela escassez de água

O projeto Cooperação Internacional do Semiárido (CISA) está selecionando estudantes do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, campus de Sumé, até esta sexta-feira, 21.

A seleção é voltada para estudantes do 2º período dos cursos de Engenharia que o centro oferece: Biotecnologia e Bioprocessos, Biossistemas e de Produção. Cada bolsista receberá uma ajuda de custo de R$ 225.

Para a inscrição, os interessados deverão se dirigir a Gerência de Assuntos Estudantis do CDSA portando cópias do RG, CPF, RDM, histórico escolar atualizado e informar seus dados bancários.

O projeto é financiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia através do Fundo Setorial de Recursos Hídricos - CTHidro e tem como objetivo promover a cooperação entre instituições de pesquisa voltadas para a solução dos problemas gerados pela escassez de água nas regiões semiáridas.

É integrado por pesquisadores da UFCG, UFAL, UFBA, UFPB, UFPE, UFRN e UFRPE. Também participam do projeto instituições de Portugal, Estados Unidos, França, Argentina e de Cabo Verde.

Pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, participa o coordenador do curso de Engenharia de Biossistemas, professor Hugo Morais de Alcântara.

Dentre algumas ações a serem desenvolvidas pelas instituições parceiras do projeto destacam-se a realização de cursos no Brasil e no exterior (voltados para estudantes e técnicos); missões técnicas de pesquisadores no Brasil e no exterior; desenvolvimento de produtos como estruturação e implementação de base de dados georreferenciada em plataforma OpenGeo das bacias representativas e experimentais do semiárido nordestino e do país de Cabo Verde; implantação de projetos-piloto a exemplo da Bacia Escola de São João do Cariri, na Paraíba; encontros técnicos, além da publicação de um livro sobre recursos hídricos de regiões semiáridas.

(Rosenato Barreto - Ascom/CDSA-UFCG)

Data: 20/05/2010