Estudante da UFCG participa da seletiva para Olimpíada Internacional de Informática

Phyllipe Medeiros ficou em 4º lugar na Olimpíada Brasileira

O aluno Phyllipe Cesar Medeiros, do primeiro período do curso de Ciências da Computação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), ficou em 4º lugar na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI2010). Realizada nos últimos meses de março e maio.

Como parte da premiação, foi convidado a participar de um Curso de Programação Avançada, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pelo Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A capacitação, que será realizada de 30 de maio a 5 de junho, serve de seletiva para a Olimpíada Internacional de Informática, que será realizada de 14 a 21 de agosto, em Ontario (Canadá). Só os quatro melhores colocados na seletiva irão representar o Brasil.

O evento é uma das competições de Cência da Computação mais prestigiadas do mundo e conta com a participação de mais de 70 países.

Para o estudante, participar deste tipo de uma olimpíada é sempre uma forma de aprimorar os conhecimentos. Ele revela como está se preparando para ficar entre os melhores e representar bem o país. “Estou estudando de três a quatro horas por dia. Tenho recebido ajuda de professores da UFCG que me tiram dúvidas, estou sempre resolvendo provas das olimpíadas anteriores e espero ter êxito”, declarou.

Em 2009, ainda estudante do Ensino Médio, Phyllipe ficou em segundo lugar na Olimpíada Paraibana de Informática. Além do aluno da UFCG, mais dois estudantes paraibanos também participarão do curso em São Paulo, são eles: Felipe Abella Cavalcante Mendonça de Souza e Victor Gonçalves Elias, ambos estudantes do Ensino Médio, em João Pessoa.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 19/05/2010