Estudante da UFCG está na final de competição internacional de computação

Trabalho de pesquisa está entre os três melhores de graduação no mundo

O aluno do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Diego Tavares Cavalcanti, está entre os três finalistas mundiais da Student Research Competition (SRC), competição que reúne trabalhos de estudantes de graduação e pós-graduação do mundo inteiro, promovida pela Association for Computing Machinery (ACM) e patrocinada pela Microsoft. Este foi o melhor desempenho que um aluno brasileiro já teve na competição.

O vencedor será anunciado no dia 26 de junho, em jantar de gala no Westin St. Francis Hotel, em São Francisco, na Califórnia, EUA (foto), na presença dos três finalistas e dos principais cientistas da computação do planeta. Ainda durante o Banquete Anual de Premiação, será conferido o Turing Award, conhecido pela comunidade científica como o "Prêmio Nobel da Computação".

Orientado pelo professor Rohit Gheyi, da UFCG, Diego já havia sido premiado, em 2009, como autor do melhor trabalho de pesquisa de estudantes de graduação na área de linguagens de programação no OOPSLA 2009, em Orlando, EUA. “Foi essa conquista que classificou o trabalho para ir à grande final da SRC”, informa o coordenador do curso, Dalton Serey.

Ele disse que a disputa pela final da SRC envolveu os 11 melhores trabalhos de diversas áreas da computação. Participaram competidores dos EUA, Irlanda, Alemanha e do Japão. Diego ficou entre os três melhores.

“Participar da SRC é uma oportunidade excepcional de se aprimorar no desenvolvimento das pesquisas e no estabelecimento de contatos com os maiores estudiosos da área em todo o mundo; uma experiência que será de grande valor em qualquer carreira que se queira seguir, seja no mercado ou no campo acadêmico”, finalizou.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 24/05/2010