Oficina gratuita sobre Memória e Arquivo será ministrada na UFCG

Evento acontece nestas terça e quarta e contará com a participação de pesquisadoras da UFRJ

Compreender o processo de avaliação de documentos históricos e utilizá-lo como recurso técnico para realização de pesquisas, esse é o objetivo da oficina Memória e Arquivo, a ser realizada nesta terça e quarta-feira, dias 25 e 26, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

O evento, promovido pelos programas de pós-graduação em História (PPGH) e Ciências Sociais (PPGCS) e pelo Projeto Memória da UFCG, contará com a participação das pesquisadoras e professoras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Elina Pessanha e Rosilene Alvim.

Destinada aos graduandos e pós-graduados da UFCG e da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a oficina disponibiliza 20 vagas. A inscrição é gratuita e pode ser feita através do e-mail: projetomemoria@yahoo.com.br.

Na terça-feira, 25, a oficina será ministrada no auditório da Biblioteca Central da UFCG, das 19h às 21h. Na quarta, 26, os trabalhos ocorrerão na sala 6 do Hall das Placas do Centro de Humanidades (CH), no período de 9h às 11h.

Autora de vários livros referentes à memória e arquivos, a professora Elina Pessanha, falará sobre sua experiência como coordenadora do Arquivo de Memória Operária do Rio de Janeiro da UFRJ e sobre as atividades de pesquisa que desenvolve acerca desse tema.

Esses estudos, segundo Pessanha, têm contribuído para ampliar a compreensão da experiência de trabalho, de sindicalismo e participação política de várias categorias profissionais em períodos mais remotos e também recentes da história do Brasil.

A professora Rosilene, que também participa do Arquivo de Memória Operária, falará sobre o processo de pesquisa que desenvolve acerca da Memória dos Tecelões, ligada a área de Antropologia Visual.

Mais informações poderão ser obtidas através do telefone 3310.1546.

(Aluska Araújo – Ascom/UFCG)

Data: 24/05/2010