Evento internacional da UFCG debate pesquisas sobre sistemas sem fio

Comitê científico inclui pesquisadores dos Estados Unidos, França, Canadá, Itália e Reino Unido

Constituir-se num espaço privilegiado para a apresentação das mais recentes pesquisas desenvolvidas na área da radio frequência eletrônica e da informática, em todo o mundo. Esse é o objetivo da Reunião Internacional de Sistemas sem Fio (Wireless Systems International Meeting - WSIM 2010), que a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em parceria com o Laboratório de Concepção e Integração de Sistemas (Laboratoire de Conception et d'Intégration des Systèmes) da França, realiza desta quarta, 26, à sexta, 28, no Garden Hotel, em Campina Grande.

Com foco nas discussões sobre Identificação de Rádio Frequência (RFID), o evento terá um comitê científico composto por pesquisadores de diversas universidades brasileiras, além de importantes centros de pesquisa dos Estados Unidos, França, Canadá, Itália e Reino Unido.

“Graças ao rápido desenvolvimento dos sistemas eletrônicos de rádio freqüência e informática, a praticidade e eficiência dos sistemas sem fio são hoje uma realidade”, diz o coordenador do evento, professor Glauco Fontgalland, do Laboratório de Eletromagnetismo e Microondas Aplicados (LEMA), da UFCG.

Ele explica que, a fim de atender aos requerimentos das diversas aplicações em uso, numerosas tecnologias e aplicações vêm sendo desenvolvidas em todo o mundo, tanto nas universidades e centros de pesquisa acadêmicos como nas indústrias de base tecnológica. “Nosso objetivo é justamente reunir engenheiros, cientistas e técnicos destas instituições, para que compartilhem as novas idéias associadas a esse amplo e fascinante campo de pesquisa”, finalizou.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 26/05/2010