IV Reunião Intermediária do Trabalho & Sindicalismo acontece na UFCG

Evento será realizado de quarta a sexta no Centro de Extensão

Acontece nesta quarta, 26, estendendo-se até a próxima sexta, 28, a IV Reunião Intermediária do Trabalho & Sindicalismo, cujo objetivo é analisar as novas configurações do trabalho em uma situação social marcada por processos de flexibilização, precarização e informalização do mesmo. O evento será realizado no Centro de Extensão José Farias Nóbrega da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a partir das 19h30min.

Abordando o tema O Trabalho e as Novas Dinâmicas Local-Global, o evento é destinado a toda comunidade acadêmica. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até momento antes, no local do mesmo.

Diogo Fernandes, integrante da comissão de organização, afirmou que a IV Reunião também pretende discutir as dificuldades e estratégias dos sindicatos e de outras formas de ação coletiva nesse novo contexto de trabalho. “Pretendemos dar ênfase às experiências desenvolvidas a partir do questionamento ao corporativismo, da preocupação com os desempregados e com os trabalhadores em situações precárias”, declarou.

As Novas Tendências das Políticas Públicas, Desregulamentação de Direitos Sociais e Trabalhistas, Privatizações e Reformas Constitucionais da década de 1990 e as Novas Situações Trabalhistas, trazidas com a eleição do Presidente Lula, estão entre os demais temas a serem abordados durante a reunião.

O evento é promovido pelos Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFCG e em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pelo GT Trabalho e Sindicato na Sociedade Contemporânea da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS), Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET) e Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ).

(Aluska Araújo – Ascom/UFCG)

Data: 25/05/2010