Concerto inaugura novo piano Steinway da UFPB

Quinze anos depois, o sonho da compra deste instrumento é concretizado com o programa de reaparelhamento das IFES

Na próxima quinta-feira (27), às 20h, será realizado no auditório Gerardo Parente, no Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba, campus de João Pessoa, com entrada franca, o 1º concerto de inauguração do novo piano adquirido pela UFPB. Neste concerto, os professores da área de piano tocarão obras de Chopin, em comemoração aos 200 anos de nascimento do compositor, além de obras de Debussy, Kaplan, Krieger e Lacerda.

Já no dia 2 de junho, às 16 horas, acontecerá o 2º concerto apresentando uma ilustre convidada internacional, a pianista ucraniana Tali Morgulis, professora da Universidade de Houston, Texas–EUA, que vai interpretar obras de Schumann e Brahms, também com entrada franca.

Melhor marca

O piano é a maior aquisição Departamento de Música da UFPB desde sua fundação, em 1978. É da marca Steinway & Sons - modelo B, construído na cidade de Nova York–EUA - considerada até hoje a melhor e mais tradicional marca de pianos do mundo. Para se ter uma idéia, a construção de um destes instrumentos pode levar até um ano para sua conclusão, em uma série de etapas que vão desde a escolha da madeira até a montagem de suas 12 mil peças.

A professora Luciana Noda visitou a fábrica da Steinway & Sons em Nova York para escolher o instrumento, atendendo convite da Gluck Pianos, representante da Steinway na América Latina.

Sonho realizado

A compra deste piano é um sonho acalentado há cerca de 15 anos, mas que só agora se concretiza com o programa de reaparelhamento das Instituições Federais de Ensino Superior implementado pelo Governo Federal, através do programa Reuni e apoio da pró-reitora de Administração da UFPB, professora Maria Elisabeth Pimenta Braga.

No âmbito da UFPB, estes esforços se desdobram desde junho do ano passado norteados pela decisão da diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, professora Maria Aparecida Ramos de Meneses, que empenhou verba do orçamento do CCHLA para a aquisição de um instrumento de tamanha magnitude.

Segundo o professor Felipe Avellar de Aquino, “a decisão desta aquisição demonstra a sensibilidade da direção do CCHLA no sentido de apoiar as atividades musicais da universidade, uma vez que a chegada de um piano Steinway & Sons representa um divisor de águas na qualidade da produção artística da instituição”.

Com a conclusão do novo Auditório, previsto para os próximos meses, planeja-se criar uma série de concertos, distribuídos ao longo do ano, abertos a toda comunidade. Estes concertos terão como foco a difusão da música de concerto com vistas ao enriquecimento da vida cultural da cidade e do campus universitário.

A área de música da UFPB é reconhecida nacionalmente pela sua excelência artística e acadêmica. No entanto, segundo a professora Luciana Noda, que esteve à frente do processo de aquisição, “a Universidade ainda não possuía um piano à altura dos trabalhos que aqui são desenvolvidos. Estes vão desde a realização de atividades de pesquisa de ponta, de ensino, realização de concertos, até a gravação de CDs e DVDs”.

Vale destacar que, desde 2005, revigorada com a fundação do Programa de Pós-Graduação em Música, a área de Música da UFPB vem promovendo uma série de concertos com músicos brasileiros e internacionais que incrementam a vida cultural do Campus Universitário. São concertos de alto nível, que contam com a participação de docentes da própria instituição atuando ao lado de músicos internacionais, estabelecendo intercâmbios artístico-culturais de extrema relevância.

Até hoje, estes concertos estavam sendo realizados em um piano nacional adquirido em 1974 que, embora restaurado em 2005, não condiz com o nível das atividades artísticas que o Departamento de Música sedia.

Para concretização da nova aquisição os docentes da área de piano envidaram todos os esforços necessários que vão desde a elaboração do projeto à escolha do instrumento. Para tanto, contaram com o apoio do chefe do Departamento de Música, professor Radegundis Feitosa, além da efetiva participação do professor Didier Guigue, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música, já que o instrumento está vinculado a projetos de pesquisa desenvolvidos no âmbito do Mestrado em Música.

Por outro lado, praticamente todas as sub-áreas do Departamento serão beneficiadas pelo investimento, uma vez que o piano é um instrumento de colaboração camerística e que atua diretamente na preparação de todos os instrumentistas.

O piano Steinway & Sons ficará instalado no novo Auditório Gerardo Parente, que está sendo construído ao lado do Departamento de Música, no campus I da UFPB, e terá capacidade para cerca de 500 pessoas. O projeto prevê ainda a construção de novas salas de aula e um estúdio de gravação, que dobrará a capacidade de instalação do Departamento.

O instrumento foi colocado temporariamente na atual estrutura do Auditório Gerardo Parente, enquanto o meio cultural aguarda a conclusão das obras da mais nova sala de concertos de João Pessoa.

Data: 26/05/2010