topo_cabecalho
Desafios das grandes cidades será tema de seminário científico

As grandes cidades brasileiras têm uma série de desafios para os próximos anos. Transporte, segurança, problemas ambientais são algumas das questões que os habitantes dos meios urbanos terão que se debruçar para a melhoria da qualidade de vida nesses espaços. A pós-graduação e a pesquisa científica brasileira podem desempenhar um papel importante na solução desses desafios.

 

É com esse objetivo que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) promove, nos dias 9 e 10 de junho, o encontro científico: A pós-graduação e o desafio das metrópoles. O encontro pretende apresentar, refletir, discutir e encaminhar proposições relativas ao papel e ações da pós-graduação brasileira para a melhoria da qualidade de vida nas metrópoles.

 

O evento abordará cinco temas desenvolvidos por pesquisadores da pós-graduação brasileira com atuação direta nas áreas de Segurança; Engenharia Urbana (saneamento e problemas ambientais); Mobilidade e Transportes; Gestão Metropolitana; e Ordenamento do Território (Habitação e Urbanismo), moderados pelos coordenadores de áreas da Capes envolvidas com as pesquisas apresentadas. Na ocasião também será apresentada a palestra “O Papel e Perspectivas da Pós-Graduação no Enfrentamento de Questões Nacionais”.

 

Confira a programação preliminar do evento.

 

(Capes)


Data: 27/05/2010