UFCG apresentará novo modelo do Vestibular no dia 21

Prova do Enem será utilizada apenas como instrumento de classificação. Candidatos às vagas oferecidas pela UFCG também deverão se inscrever na Comprov.

A Comissão de Processos Vestibulares (Comprov) apresentará no próximo dia 21, aos diretores e coordenadores pedagógicos das escolas de Ensino Médio da região de Campina Grande, o novo Vestibular da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), deliberado pela Câmara Superior de Ensino do Conselho Universitário em sua última reunião ordinária.

O processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação da UFCG foi modificado apenas nos quesitos elaboração e aplicação das provas, que não ficarão mais a cargo da Comprov. Será utilizada a partir de agora, como instrumento de classificação de candidatos, a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Isso não significa que a UFCG oferecerá vagas para ingresso através do Enem, como as demais universidades que integram o Sistema de Seleção Unificada (Sisu)”, explica o presidente da comissão, Marcos Gama. “A prova será uma só: a do Enem, mas as vagas da UFCG continuarão sendo destinadas exclusivamente àqueles que fizerem inscrição no Vestibular da UFCG”, salientou.

Para isso, além de se inscreverem para o Enem, os candidatos às vagas oferecidas pela UFCG também deverão se inscrever na Comprov, especificando a sua opção de curso.

“Só com a confirmação da inscrição no Enem é que o candidato estará apto a concorrer às vagas ofertadas pela UFCG”, reforçou Gama, alertando que estes devem fazer as duas inscrições: na UFCG, escolhendo a graduação, como já o faziam; e no Enem, para a realização das provas.

Após o cruzamento das inscrições do Enem com as da Comprov, confirmando-as, é que a comissão divulgará a concorrência para os cursos da UFCG.

Redução da taxa

Além dos ganhos operacionais, um dos pontos positivos citados pelo presidente da Comprov com a adoção do novo modelo será o barateamento do valor das inscrições. “Teremos uma redução substancial da taxa de inscrição da UFCG, o que resultará numa democratização ainda maior do acesso ao ensino superior na região”, destacou. O valor da taxa ainda está sendo definido.

Provas de Habilidade Específica

A Comprov continuará aplicando as provas de habilidade específica dos cursos de Arte e Mídia, Música e Desenho Industrial. “Somente os candidatos às vagas destas graduações poderão fazer uma segunda opção”, especificou Gama, confirmando que o calendário do Vestibular 2011 será definido na próxima reunião da Câmara Superior de Ensino, marcada para os próximos dias 9 e 10.

Vagas remanescentes

Além de passar a utilizar a prova do Enem como classificatória para o seu Vestibular, a UFCG continuará disponibilizando ao Sisu suas vagas remanescentes - aquelas cujas listas de espera, com alunos classificados no Vestibular da UFCG, já foram esgotadas.

A reunião com os diretores e coordenadores pedagógicos está marcada para as 14h, no auditório da Secretaria dos Órgãos Deliberativos Superiores, na Reitoria.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 04/06/2010