Instituições de ensino e pesquisa têm acesso via internet ao acervo da SciFinder

Professores e alunos de 21 instituições assinantes do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), já podem acessar via internet a base de dados SciFinder, em fase de teste. A Capes ampliará o acesso a outras instituições nos próximos meses.

Até então, a SciFinder só podia ser acessada via instalação da base por meio de um CD nos computadores das instituições. Agora, os pesquisadores terão acesso ao conteúdo pela web. É necessária a realização de cadastro que está disponível neste link. Após o preenchimento do formulário, o pesquisador receberá um e-mail com a confirmação do cadastro.

Conteúdo

O conteúdo da SciFinder inclui modelos de estrutura química e pesquisas pela combinação e reação entre elementos, que podem ser empregados em atividades de pesquisa, na pós-graduação e na formação de alunos de graduação. A plataforma conta com as seguintes bases de dados: CAplus (1907-presente), Registry (1907-presente), Chemical Reactions (1840-presente), Substâncias Químicas Regulamentadas (1778-presente), CHEMCATS e MEDLINE (Saúde).

Segundo levantamento da Capes, em 2009, esse conjunto de bases de dados recebeu 497.930 acessos.

Com a mudança de acesso a expectativa é que o conteúdo seja ainda mais explorado por alunos e professores. A SciFinder cobre atualmente os seguintes assuntos: química orgânica, química inorgânica, físicoquímica, química analítica, engenharia química, processamento de petróleo, tintas, revestimentos, engenharia sanitária, poluição do ar e da água, tratamento de resíduos, ciências ambientais, farmacologia, toxicologia, medicina experimental, biologia celular e molecular, genética, genoma, proteoma, bioquímica, microbiologia, enzimologia; alimentos; física, química e engenharia de materiais, polímeros, elastômeros, ligas, cerâmica.

Veja quais instituições já podem acessar o SciFinder via web:

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Universidade Federal do Ceará (UFC)

Universidade Federal Fluminense (UFF)

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Universidade Federal do Pará (UFPA)

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)