Pesquisadora faz balanço sobre a VIII Semana do Meio Ambiente da UFCG

Evento promoveu a realização de oficinas, reuniões e debates dentro e fora da universidade

Com uma palestra promovida para os funcionários do Serviço Social do Transporte (SEST) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), foram encerradas, nesta quinta-feira, 10, as atividades da VIII Semana do Meio Ambiente da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A palestra foi ministrada por Luiza Eugênia Cirne, professora da Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola e doutoranda em Recursos Naturais.

O tema abordado no evento foi “Coleta Seletiva Elemento Integrador dos Aspectos Sociais, Ambientais e Econômicos”. A professora, que também é coordenadora da Comissão de Coleta Seletiva da UFCG, disse que esse tipo de evento visa conscientizar as pessoas acerca da importância da coleta seletiva, pois além de minimizar a degradação do meio ambiente, ainda favorece a inclusão social e a geração de renda para os catadores.

As atividades do evento, iniciado no último dia 19, incluíram ainda a realização de oficinas sobre Papel Reciclado, Confecção de Bolsas e Brinquedos com Garrafas PET e Produção de Sabão Utilizando Óleo de Fritura.

As oficinas foram ministradas no Clube de Mães do Pedregal, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) e na Betonit Engenharia Indústria e Comércio e alcançaram um público bem diversificado.

Ainda foram debatidos nas palestras, temas como Consumo Consciente, Coleta Seletiva de Lixo na UFCG e Mobilização Social em Saneamento Ambiental. Os temas foram abordados pela professora e seus alunos para o público do Serviço de Aprendizagem Industrial (SENAI), em Campina Grande; Colégio Municipal Dom Palmeira, em Esperança e campus de Bananeiras da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

“Entre as diversas ações promovidas, também destacamos o evento em comemoração ao Dia do Catador, realizado na Praça da Bandeira, e a distribuição de mudas e folhetos explicativos sobre coleta seletiva junto à população”, declarou Luiza.

De acordo com ela, a VIII Semana do Meio Ambiente da universidade também serviu para promover a realização de reuniões e mesas redondas, no sentido de sensibilizar os funcionários da UFCG a apoiarem o movimento Coleta Seletiva Solidária e favoreceu a troca de experiências na condução de projetos sobre o gerenciamento dos resíduos sólidos entre instituições de ensino superior.

“Estamos satisfeitos com a promoção de todas essas atividades realizadas em virtude do evento. Com certeza, dentro em breve, estaremos visualizando os frutos dessas ações educativas, pois mudanças de posturas como essas requerem tempo para serem alcançadas”, afirmou a professora.

(Aluska Araújo – Ascom/UFCG)

Data: 11/06/2010