topo_cabecalho
Documento poderá contribuir para formulação de políticas públicas

Ao encerrar o seminário A pós-graduação e o desafio das metrópoles, na quinta-feira, 10, o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Jorge Almeida Guimarães, informou aos participantes que um documento com as sugestões e as propostas apresentadas ao longo do evento será elaborado pelos relatores de mesa.

 

Esse documento, segundo Guimarães, será uma contribuição da pós-graduação para o desenvolvimento do país, servindo como referência para professores, pesquisadores e, principalmente, gestores municipais e estaduais como instrumento fundamental na elaboração de políticas públicas. Para ele, é o conhecimento produzindo na pós-graduação que pode solucionar os problemas das grandes cidades.

 

“Nosso país é muito novo. Considerando que, a partir da chegada da família real, em 1808, o Brasil só tem 200 anos. É tudo muito recente, portanto, são grandes os nossos desafios. E a Capes, com seus três pilares - flexibilidade, agilidade e qualidade - está atuando na forma induzida, com editais específicos, para atender áreas estratégicas para o desenvolvimento do país”, disse.

 

Relações internacionais


Entre outros desafios na formação de recursos humanos de alto nível, professor Jorge citou também a atuação da Capes na área internacional. Desde 2007, a Capes conta com uma diretoria, a de Relacionamento Internacional, responsável pelas bolsas no exterior e pela cooperação internacional. Em 2009, mais de quatro mil bolsistas da Capes estavam no exterior, com bolsas individuais e de cooperação internacional.

 

Cooperação


Com o objetivo de desenvolver as atividades da pós-graduação brasileira no contexto mundial, a Capes mantém cooperação com mais de 40 países. São cooperações com países com tradição e excelência na formação de recursos humanos e pesquisa, como França, Alemanha, Estados Unidos, Suécia, Holanda, como também com países da América Latina, da África e da Ásia, como Haiti, Moçambique e Timor Leste, na chamada cooperação ‘solidária’.

 

(Capes)


Data: 11/06/2010