UFCG inaugura laboratório de certificação e desenvolvimento de biomateriais

Orçado em R$ 2,9 milhões, laboratório fornecerá laudos técnicos para a Anvisa

Na manhã desta quinta-feira, 17, uma audiência entre o reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Thompson Mariz, e uma comitiva formada por representantes do Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) marcará o início das atividades do Laboratório de Certificação e Desenvolvimento de Biomateriais do Nordeste (Certbio).

Vinculado à Unidade Acadêmica de Engenharia de Materiais, o laboratório foi financiado integralmente pelo Governo Federal, com recursos na ordem de R$ 2,9 milhões. A iniciativa partiu do Grupo de Biomateriais da UFCG em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio do Departamento de Farmácia.

O professor Marcus Vinícius Fook, coordenador do Grupo de Biomateriais, explicou que o Certbio receberá financiamento do Fundo Nacional de Saúde para fornecer laudos técnicos mediante as demandas enviadas pela Anvisa.

Os procedimentos a serem realizados pelo laboratório na área de caracterização microscópica serão: microscopia ótica, crônica de varredura, óptica e eletrônica de varredura e força atômica. Quanto às caracterizações espectroscópicas serão feitas: infração de raios-X, infravermelho por transformada de Fourier, espectroscopia Raman e por energia dispersiva de raios-x.

Ainda serão efetuados procedimentos de cromatografia de fase líquida, análises térmicas e termomecânicas e análises de biocompatibilidade, através de ensaios tribológicos (atrito, fricção e desgaste).

“Deste modo, além das caracterizações mecânicas, morfológicas e químicas, nós ainda teremos as análises de biocompatibilidade, que correspondem a testes de citotoxicidade e adesão celular”, declarou Marcus Vinícius.

A coordenação do Certbio ficará a cargo dos integrantes do Grupo de Biomateriais da universidade, que conta com a participação de aproximadamente de 30 pessoas, incluindo alunos de graduação e pós-graduação em Engenharia de Materiais.

“Os nossos cursos de mestrado e doutorado são integrados por profissionais de diversas áreas, tais como; professores de outras instituições, engenheiros, farmacêuticos, odontólogos, fisioterapeutas, desenhistas industriais, entre outros”, explicou.

(Aluska Araújo - Ascom/UFCG)

Data: 16/06/2010