topo_cabecalho
Bolsas na União Europeia

Programa fornece apoio financeiro por até dois anos para pesquisadores interessados em desenvolver pesquisas em países da Europa. Inscrições vão até 17 de agosto

 

Estão abertas até 17 de agosto as inscrições para pesquisadores brasileiros interessados em trabalhar com projetos de pesquisa na União Europeia (UE).

 

O edital FP7-People-2010-IIF, que está inserido no 7º Programa-Quadro (FP7), faz parte do programa de bolsas individuais Marie Curie International Incoming Fellowships, voltado para pesquisadores de alto nível de países terceiros (como o Brasil) que desejem trabalhar com pesquisa na Europa, de forma a desenvolver a cooperação internacional e o crescimento mútuo.

 

Os Programas-Quadro ("Framework Programmes") são o principal instrumento de financiamento utilizado pela União Europeia para apoiar atividades de pesquisa e desenvolvimento.

 

O 7º Programa-Quadro (Seventh Framework Programme) - que entrou em vigor em 2007 e se estenderá até 2013 - é a versão atual do programa que existe desde 1984 e mobilizará cerca de 54 bilhões de euros para distribuir entre os projetos aprovados.

 

Para esse edital específico serão destinados 28 milhões de euros. A duração da bolsa é de um a dois anos, envolvendo a fase de chegada e retorno do pesquisador. A segunda fase se inicia no máximo seis meses após o retorno efetivo do pesquisador ao seu país de origem.

 

O programa fornece apoio financeiro individual. As bolsas concedidas são contribuições para uso científico relacionadas ao projeto do pesquisador na instituição de origem. Na proposta, devem ser identificadas as instituições de retorno.

 

Os concorrentes podem ser de qualquer nacionalidade. O candidato deve ser pesquisador experiente (ter doutorado ou mais de quatro anos de experiências comprovadas).

 

As áreas de pesquisa envolvidas são alimentos, agricultura e biotecnologia; ciências socioeconômicas e humanas; espaço; energia; meio ambiente, nanociências, materiais e novas tecnologias de produção; saúde; segurança; tecnologias da informação e comunicação; e transporte.

 

O Bureau Brasileiro para a Ampliação da Cooperação Internacional com a União Europeia (B.Bice), criado em 2005, é o responsável por divulgar e esclarecer os programas existentes no Brasil.

 

Para ler o edital: http://cordis.europa.eu/fp7/dc/index.cfm?fuseaction=UserSite.PeopleDetailsCallPage&call_id=242

 

Mais informações: www.bbice.unb.br

 

(Agência Fapesp)


Data: 16/06/2010