Pesquisa da UFCG encaminhada à FIFA sugere soluções para drenagem de gramados

Estudantes de Engenharia Agrícola estão atentos às oportunidades que surgirão com a Copa de 2014

Em plena Copa do Mundo de 2010, alunos do curso de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) já estão com o pensamento fixado no Mundial de 2014, que será sediado no Brasil. Isso porque, segundo eles, deverão surgir inúmeras oportunidades de trabalho, sobretudo na área de Engenharia de Drenagem.

É o que comprova uma pesquisa sobre sistemas de drenagem e a realidade do mercado de trabalho para os engenheiros agrícolas. O estudo, de autoria dos alunos Rafael Costa Silva e Renato Lima Ramos, constatou que a área de drenagem em gramados de futebol será uma nova vertente de oportunidades para esses profissionais, devido às deficiências atualmente existentes.

Incentivados pela professora Vera Lúcia Antunes, eles enviaram o estudo para o comitê da Federação Internacional de Futebol (FIFA), responsável pela organização do mundial de 2014, chamando atenção para o problema e sugerindo soluções para o mesmo.

“Segundo dados oficiais, os projetos de preparação para a próxima Copa giram em torno de R$ 400 a R$ 500 milhões para cada estádio sede, desse montante 0,3%, cerca de R$1,3 milhão, será destinado à implantação de sistemas de drenagem eficiente em cada gramado”, declarou a pesquisadora. Segundo ela, a preocupação é pertinente, pois a qualidade do gramado é imprescindível para o sucesso do evento e um sistema de drenagem deficiente pode até causar o descredenciamento de um dos 12 estádios escolhidos para sediar os jogos da próxima Copa.

“Nossa intenção é preparar os nossos alunos para que ao término do curso, eles possam integrar esse nicho de oportunidades que surgirão com o advento do Mundial. Queremos formar profissionais para atuar nessa área e evitar que, por falta de mão de obra especializada, essas oportunidades sejam desperdiçadas ou que técnicos de outros países venham ocupá-las”, afirmou.

A pesquisa apresenta um dado bastante positivo para a Paraíba. “Ao contrário da maioria dos estádios brasileiros, os estádios Ernani Sátiro “O Amigão” e José Américo de Almeida Filho “O Almeidão” possuem um excelente sistema de drenagem. Após 10 minutos da queda de uma chuva forte, os gramados desses estádios estão praticamente drenados”, declarou.

(Aluska Araújo - Ascom/UFCG)

Data: 17/06/2010