UFCG vai capacitar corpo técnico da Anvisa através de mestrado

Atividades começam no segundo semestre de 2010

Na manhã desta quinta, 18, o vice-reitor Edilson Amorim esteve reunido com o pró- reitor de Pós-graduação, Rômulo Navarro, o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Engenharia de Materiais (PPG-CEMat), Marcos Vinícius Lia Fook, e representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para tratar da abertura de uma turma de mestrado específica para formação de técnicos da agência nacional.

De acordo com Marcos Vinícius, será o primeiro convênio que a Anvisa fará com uma universidade para capacitar seu corpo técnico através de um programa de pós-graduação. “Estamos muito satisfeitos com o convênio. Agora vamos reunir o colegiado para definirmos o cronograma. Podemos adiantar que a seleção dos alunos e o início das aulas serão realizados já no segundo semestre deste ano”, declarou.

A parceria entre a UFCG e a Anvisa vem se desenvolvendo há mais de um ano. Professores e alunos do programa de pós-graduação foram escolhidos pela agência para atuar como consultores ad hoc. Estes profissionais são escolhidos pela sua reconhecida competência para emitir pareceres na avaliação de medicamentos ou biomateriais. “Atuamos como consultores nacionais e nesta visita, recebemos o convite para atuarmos como consultores internacionais da Anvisa”, revelou Marcos.

Para o pró-reitor de Pós-Graduação, Rômulo Feitosa Navarro, um convênio dessa natureza só vem referendar a capacidade de formação profissional da UFCG. “O principal motivo que fez a Anvisa nos procurar é o nível elevado do nosso corpo docente. Então, vamos aproveitar a nossa excelência acadêmica e suprir as necessidades da agência capacitando estes técnicos e também formando novos profissionais”, enfatizou.

PPG-CEMat

O Programa de Pós-Graduação em Ciências e Engenharia de Materiais (PPG-CEMat) visa treinar e formar pessoal altamente capacitado, utilizando os princípios fundamentais da Ciência e Engenharia de Materiais aplicados ao estudo das inter-relações entre a composição, a estrutura, o processamento e as propriedades dos materiais.

A área de concentração do programa é Estrutura, Processamento e Propriedades de Materiais, com linhas de pesquisa em Compósitos e Blendas, Durabilidade e Reciclagem de Materiais, Materiais Cerâmicos, Metalurgia Física e Materiais Avançados. Esta última será a linha que será trabalhada para a formação dos técnicos da Anvisa.

(Gloriquele Mendes - Ascom/UFCG)

Data: 17/06/2010