Projeto da UFCG é destaque em revista militar de Ciência e Tecnologia

Denominado Mandacaru, o projeto consiste no desenvolvimento de um lançador de granadas 40mm semiautomático

A posição de destaque que o Brasil desfruta no cenário internacional, a partir de seu crescimento econômico e da descoberta de grandes reservas de recursos naturais, exigiu que o Governo Federal adotasse recentemente uma nova Estratégia de Defesa Nacional.

Divulgadas no ano passado, as diretrizes incluem a reorganização e o reaparelhamento das Forças Armadas e a reestruturação da indústria de material de defesa, incluindo pesados investimentos em pesquisa e desenvolvimento.

“É fundamental para a soberania nacional que o país invista nessa área. Só assim será possível assegurar que o atendimento das necessidades de equipamento das nossas Forças Armadas apóie-se em tecnologias sob domínio nacional”, defende o professor Juscelino Farias, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Ele é um dos autores do artigo de destaque da edição Nº 26 da Revista Militar de Ciência e Tecnologia, publicada no final do ano passado pelo Exército Brasileiro, que detalha o projeto de um sistema de alimentação de um lançador de granadas de 40mm.

A idéia inicial surgiu no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Engenharia Mecânica, dos alunos Lêonidas Oliveira e Wanderley Ferreira (co-autores do artigo). “O projeto se mostrou tão interessante que decidimos dar prosseguimento”, explica o pesquisador.

Segundo Juscelino, as batalhas da atualidade ocorrem, em grande parte, em áreas urbanas. “As ameaças também mudaram, com o combate ao crime organizado e ao terrorismo assumindo cada vez maior importância nas tarefas atribuídas às forças de segurança. Isso tem levado ao desenvolvimento de uma nova geração de armamentos com características especiais”, disse.

Os lançadores de granadas multigiro de assalto são considerados equipamentos essenciais no combate a esses tipos de ameaça, além de também serem utilizados no controle de distúrbios, neste caso com munição não letal.

Denominado Mandacaru, o projeto elaborado pelos pesquisadores da UFCG consiste num lançador de granadas 40mm semiautomático, com seis cartuchos, alta cadência de tiro e elevada precisão.

“A maioria das armas desse tipo ressente-se do fato de serem de um tiro só, ou seja, exigem carregamento manual depois de cada tiro. No nosso projeto, o carregamento é automático. O mecanismo de rotação é acionado por mola e o tambor rotativo pode ser rapidamente recarregado” destaca Juscelino.

Segundo o pesquisador, outra vantagem do Mandacaru é o fato de ser um projeto de baixa complexidade de fabricação e montagem, “com possibilidade de modularização para o alojamento de vários diâmetros de projéteis”, diz, anunciando que outros projetos já estão no papel.

“Nosso próximo desafio será o desenvolvimento de um morteiro. Não posso adiantar muito, mas será um armamento de pequeno porte, destinado especificamente ao treinamento militar. Hoje em dia, com a rápida expansão das áreas urbanas, está cada vez mais difícil para as Forças Armadas treinar suas equipes com armas convencionais sem que isso ofereça risco à população. O nosso projeto visa minimizar esse problema”, finalizou.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 02/07/2010