Corrida Off-road de Máquina Corredora da UFCG acontece neste domingo

Competição contará com a participação de 18 equipes formadas por alunos da instituição. Evento começa às 11h na Avenida Dinamérica

Dezoito equipes formadas por alunos dos cursos de Desenho Industrial e de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), disputam neste domingo, 4, o Ladeira Abaixo, a 1ª Corrida Off-road de Máquina Corredora.

Na competição, os carros de tração humana devem ser impulsionados por membros da equipe para percorrer uma pista de terra de 200 metros, em descida e com curvas, até ultrapassar a linha de chegada. O evento será realizado a partir das 11h, na Avenida Dinamérica, em frente ao ginásio O Meninão.

Na construção dos carros, as equipes tiveram que cumprir alguns requisitos. Os veículos devem ser decorados com o tema Ecologia e produzidos com materiais reaproveitados, reutilizados ou reciclados. A dimensão do carro também foi especificada pela organização. O carro deve ter no máximo 2,20m de altura, 1,40m de largura e 3m de cumprimento, com base de, no mínimo, 10 cm de distância do solo. A máquina poderá ter de três a seis rodas, de qualquer diâmetro.

De acordo com o coordenador do evento, professor Eduardo Araújo, a corrida é um evento de caráter meramente educativo. “Na construção da máquina corredora os alunos puderam desenvolver, através de um trabalho em equipe, a criatividade, a qualidade e a originalidade. Com isso, também projetamos nos alunos a aplicabilidade dos conceitos de desenvolvimento sustentável”, explica.

Classificação

As equipes vencedoras serão avaliadas pela comissão julgadora de acordo a distância percorrida pela máquina corredora, criatividade e originalidade do veículo, performance na corrida e trilha sonora.

As três primeiras equipes bem colocadas na competição receberão medalhas, troféus e uma premiação surpresa. Também receberão prêmios o carro mais original, o mais horroroso e o mais bonito.

Preparativos

“Já nos reunimos com a Prefeitura de Campina Grande, com a STTP e com o Detran para fazermos os últimos ajustes. Nossa expectativa é fazermos um belo evento”, revela Eduardo. A expectativa dos organizadores é que mais de 2 mil pessoas prestigiem o evento.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 02/07/2010