Redes sociais ampliam comunicação entre UFCG e comunidade acadêmica

Para melhorar a qualidade dos serviços prestados, a biblioteca do campus de Cuité criou domínios no Twitter e no Formspring

É cada vez maior o uso de redes sociais por empresas, governos e instituições com o intuito de ampliar a comunicação com o público. Visando melhorar essa comunicação, além do Twitter oficial da Universidade Federal de Campina Grande (twitter.com/ufcg_oficial), a comunidade acadêmica tem agora mais duas opções de diálogo, desta vez com a Biblioteca do Centro de Educação e Saúde (CES), campus de Cuité: o twitter.com/bibliotecadoces) e o Formspring (formspring.me/bibliotecadoces).

De acordo com o bibliotecário Jesiel Ferreira Gomes, o twitter da biblioteca funciona com um canal de informação sobre o acervo da biblioteca, prazo de entrega, horário de funcionamento, além da postagem de notícias. Já o Formspring, é uma espécie de ouvidoria que permite aos usuários sugerir, tirar dúvidas ou fazer reclamações.

Jesiel revela ainda que a criação de domínios nessas duas redes é fruto de uma pesquisa de satisfação realizada pela biblioteca do CES no ano passado. “Na pesquisa, os usuários reivindicaram um canal de comunicação entre biblioteca e comunidade acadêmica. E assim foi feito”, conta.

Para ele, essa relação entre usuários e biblioteca através das redes sociais está sendo muito proveitosa. “As reclamações ou sugestões que são feitas pelos usuários e que estão sob nosso alcance, estão sendo imediatamente solucionadas. Nosso intuito é otimizar o serviço prestado pela biblioteca”, declara.

Pesquisa de Satisfação

Outro mecanismo utilizado pela Biblioteca do CES para avaliar o nível de satisfação dos usuários é a aplicação de uma pesquisa online. Realizada a cada seis meses, a pesquisa é destinada aos professores, alunos e servidores do CES. “Estão disponíveis 100 questionários. Quando esse número for atingido o programa finaliza a pesquisa. A expectativa é que até o final de julho já possamos ter o resultado e fazermos uma nova avaliação dos nossos serviços”.

Acesse a pesquisa (http://www.enquetefacil.com/RespWeb/Cuestionarios.aspx?EID=760196&MSJ=NO#Inicio).

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 05/07/2010