topo_cabecalho
UFCG sedia Encontro Nacional de Engenheiro de Minas nesta sexta

Evento reunirá profissionais da Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, Rio de Janeiro e Brasília

 

Profissionais de Engenharia de Minas, professores e estudantes estarão reunidos nesta sexta, 09, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) para participar do VI Encontro Nacional de Engenheiro de Minas (VI ENGMINAS). Sob o tema Engenharia de Minas, Sustentabilidade e Responsabilidade Social, o evento atrairá pessoas da Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, Rio de Janeiro e Brasília.

 

Na ocasião, serão realizadas mesas redondas, debates, inauguração das novas instalaçoes da Unidade Acadêmica de Mineração e Geologia (UAMG) e visita técnica às minerações de quartzitos no município de Várzea. A programação contemplará temas relacionados ao Novo Marco Regulatório da Mineração no Brasil, Políticas Públicas para as Pequenas Empresas de Mineração, Importância da Fiscalização Integrada e Desenvolvimento da Mineração na Mesorregião do Seridó.

 

Além de comemorar o dia do Engenheiro de Minas, celebrado no dia 10 de julho, o objetivo do VI ENGMINAS é intensificar o desenvolvimento da Engenharia de Minas no Brasil e debater os temas relevantes no âmbito da mineração. “No evento, vamos discutir questões relacionadas à formação e à melhoria da qualidade dos cursos de engenharia de minas, bem como contribuir para o fortalecimento de uma fiscalização integrada da atividade mineral, envolvendo todos os órgãos competentes”, esclarece o organizador do evento, professor Antônio Pedro.

 

Atividades

 

Como extensão do evento, deste a última terça, dia 06, está sendo realizado no município de Várzea (PB), um Curso de Capacitação em Desmonte de Rocha. Mais de trinta pessoas participaram da capacitação que terminou nesta quinta (08).

 

ENGMINAS

 

Realizado pela primeira vez em 2004 na cidade de Ouro Preto (MG), ao longo destes anos, o ENGMINAS tem se mostrado um espaço privilegiado para discussões sobre a profissão, melhoria do exercício profissional do engenheiro de minas e construção de alternativas para a sustentabilidade da atividade mineral, o que vem proporcionando ganhos significativos ao meio social.

 

Além de Ouro Preto, outras cidades já sediaram o evento, a exemplo de Salvador (BA), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e Campina Grande (PB), que recebe o encontro pela segunda vez (2008 e 2010).

 

O VI ENGMINAS é uma promoção da Federação das Associações dos Engenheiros de Minas do Brasil (FAEMI) e está sob organização da Associação dos Engenheiros de Minas da Paraiba (Assempb) e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

 

Confira Programação

 

Dia 09 (sexta-feira)

 

08h às 08h30 - Ato de Ação de Graças

08h30 às 09h - Solenidade de Abertura Oficial do VI ENGMINAS

09h às 10h30 - Mesa Redonda 1: “O Novo Marco Regulatório e as Pequenas Empresas”

10h30 às 11h - Debates

11h às 12h30 - Mesa Redonda 2: “O Exercício Profissional e a Sustentabilidade”

12h30 às 13h - Debates

13h às 14h30 - Intervalo para o almoço

14h30 às 16h - Mesa Redonda 3: “A Fiscalização Integrada no Setor Mineral”

16h às 16h30 - Debates

16h30 às 18h - Solenidade de Inauguração das Novas Instalações da UAMG/CTRN/UFCG

20h às 23h     - Jantar de Confraternização

 

Dia 10 (sábado)

 

07h30 às 10h - Visita Técnica às minerações de quartzitos em Várzea-PB

10h às 10h15 - Solenidade de Abertura

10h30 às 11h - Solenidade de entrega dos certificados do curso de capacitação

11h às 11h30 - Solenidade de entrega pelo CETEM de equipamentos de mineração

12h - Confraternização e Encerramento do Evento em Várzea

 

(Gloriquele Mendes - Ascom/UFCG)


Data: 08/07/2010